quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O que os estudantes estão nos dizendo sobre a tecnologia e porque isto é importante!

Fonte:http://blackboard.grupoa.com.br/o-que-os-estudantes-estao-nos-dizendo-sobre-a-tecnologia-e-porque-isto-e-importante/ *Este é um post escrito por Bob Solis. Bob é membro do conselho consultivo da Blackboard.


Os estudantes querem trabalhar – e vamos ser claros quanto a isso. Cem por cento dos alunos que entevistei informalmente afirmaram que frequentam a faculdade para se posicionar bem no futuro. Minha conclusão pessoal coincide com uma pesquisa feita pela New America:

“Cerca de 90% dos estudantes dizem que foram para a faculdade para conseguir um bom emprego, ganhar mais dinheiro ou obter melhores oportunidades econômicas…”.
De forma alguma isso marginaliza a missão da educação, mas temos que tomar isto como uma afirmação acerca do que está interessando aos jovens alunos atualmente: o alto preço da educação e a crescente competição nas áreas de emprego.
Imagem:http://miconuncamais.blogspot.com.br/2012/09/linguagem-virtual-estudantes-sabem-mais.html

Por que é importante saber o que os alunos estão nos dizendo sobre a tecnologia?

Efetivamente todo o feedback que recebi a respeito da tecnologia sugeria que os alunos querem ter habilidades tecnológicas que possam necessitar no futuro ou alguma tecnologia que irá ser mais eficaz em sua experiência na faculdade.
Recentemente organizei um painel em uma conferência. Este painel foi originalmente composto por quatro alunos de graduação. O assunto era, de fato, novos pensamentos sobre a tecnologia. Seguem aqui algumas constatações dessa conferência:

*Os estudantes têm usado com mais frequência o ambiente virtual de aprendizagem, tanto em cursos a distância quanto presenciais, contudo estão interessados em utilizar um único AVA/LMS.
*Eles esperam fazer um único login para poder navegar em diferentes aplicativos ou ferramentas;

*Aderência a a recursos de vídeo para fins acadêmicos, de comunicação e capacitação; entretanto, é necessário que os vídeos tenham 2 minutos ou menos de duração – caso contrário, o estudante perde o interesse;

*O e-mail está de volta: os estudantes estão lendo os e-mais com o objetivo de obter informações em casos que o e-mail é o principal canal de comunicação.
*Eles esperam acesso wifi em todos os lugares do campus;

Enquanto estes eram os principais e já esperados tópicos,– ouvi também dicas sobre aplicativos e ferramentas que podem auxiliar os alunos durante sua jornada na faculdade.
Um artigo recente de Susan Grajek em um jornal de 2015, intitulado “O que precisamos saber sobre tecnologia em 2015”, resumiu cinco coisas que os alunos ”desejavam que seus instrutores utilizassem mais”:


*Palestras gravadas;
*Sistemas de alerta
*Conteúdo livremente disponíveis;
*Aprender mais sobre sistemas de gestão;
*Utilizar laptops e tablets durante a aula;


Estas são tecnologias já enraizadas no ambiente da faculdade e do trabalho. No entanto, como todos sabemos, a tecnologia de hoje não é isolada, mas tem convergido bastante com nossas vidas pessoais.

Que nível estamos pensando que os estudantes estão?

Isto pode ser reflexo de uma lacuna geracional ou simplesmente mostra que nossas organizações às vezes ficam presas em normas culturais, práticas de negócios e tomada de decisões… é preciso responder com maior habilidade e agilidade ao atendimento da tecnologia. É fundamental respondermos e preparar os alunos para o seu futuro… o nosso futuro!