No
curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, os professores participantes
conheceram, selecionaram e oganizaram materiais didáticos digitais disponíveis na Internet. Passaram também pela experiência de autoria, produzindo Material Didático com mídias diversas, indo além dos textos, trabalhando com imagens (como os
Mapas Mentais e Conceituais), fotos, arquivos de áudio e vídeos.
"Professores e estudantes passam a ser não apenas consumidores das mídias, mas, igualmente, produtores de mídia. Elas se transformam em suportes para a produção de seu conhecimento, de seu trabalho autoral. Assim, além de um insumo pedagógico, as mídias e suas linguagens contribuem para que a ação que se desenvolve na escola se torne bem mais significativa do que as tarefas usuais ou os exercícios de memorização, repetição e reforço.
Produzir mídias requer, além do equipamento necessário, um relativo domínio desses equipamentos e das respectivas linguagens. Isso não significa transformar a escola em centro de produção de impressos, de programas de TV e de rádio, mas implica, sim, o fato de que as linguagens e os procedimentos básicos para estruturar um texto informativo e apresentá-lo em diferentes suportes, capturar sons e imagens e documentar eventos relevantes passem a constituir habilidades a serem também desenvolvidas na escola.
Não há como minimizar a complexidade de tais tarefas. No entanto, o conceito de um trabalho de cooperação entre professores e estudantes, associado a uma formação continuada de professores, que os fortaleça e estimule a experimentar a co-autoria nas mídias de que disponham, pode mudar positivamente a dinâmica da escola, tornar mais vivo o trabalho pedagógico e melhorar a qualidade do processo que ali se desenvolve."
MEDEIROS, 2009, p. 8 - Disponívem em:
http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1439/1174
Produzir mídias requer, além do equipamento necessário, um relativo domínio desses equipamentos e das respectivas linguagens. Isso não significa transformar a escola em centro de produção de impressos, de programas de TV e de rádio, mas implica, sim, o fato de que as linguagens e os procedimentos básicos para estruturar um texto informativo e apresentá-lo em diferentes suportes, capturar sons e imagens e documentar eventos relevantes passem a constituir habilidades a serem também desenvolvidas na escola.
Não há como minimizar a complexidade de tais tarefas. No entanto, o conceito de um trabalho de cooperação entre professores e estudantes, associado a uma formação continuada de professores, que os fortaleça e estimule a experimentar a co-autoria nas mídias de que disponham, pode mudar positivamente a dinâmica da escola, tornar mais vivo o trabalho pedagógico e melhorar a qualidade do processo que ali se desenvolve."
MEDEIROS, 2009, p. 8 - Disponívem em:
http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1439/1174
WebQuest:
Pré-Modernismo - Heloisa Scherer Correa - Santa Maria
Acordo Ortográfico - Patrícia Giuliani de Morais -São Sepé
Quem Veio Antes? - Noeli Aguida Rodrigues - Santa Maria
Globaliazação - Dileta Siqueira Behr - Santa Maria
Mercado de Trabalho - Marli Ferraz Dos Santos - Santa Maria
Beleza pelo uso da química - Sandra Luiza Bisognin Felice - São João do Polêsine
Lixo e Reciclagem - Ana Paula Maidana e Elisabete Antonello Maffini - Júlio de Castilhos
Proporção e Escala - Meire Cortês - Júlio de Castilhos
Proporção e Escala - Meire Cortês - Júlio de Castilhos
A Geometria e as Placas de Trânsito - WebQuest elaborada por Rosmaria Cielo Borin
Índice de Massa Corporal - Giseli Verginia Sonego
Alimentação e Matemática - Maria Eliana Barreto
Arquivos de Áudio:
Índice de Massa Corporal - Giseli Verginia Sonego
Alimentação e Matemática - Maria Eliana Barreto
Arquivos de Áudio:
Festa Junina - Quadrilha com Diferentes Ritmos
Peixes de Aquário
Projeto Valores
Simbolos do Rio Grande do Sul
Projeto Eleições - Telejornal
Caras Pintadas
Mapas Mentais e Conceituais
![]() |
Equação de 2º Grau
Rosmaria Aparecida Cielo Borin
|
Calculo áreas Figuras Planas
Maria Eliana Barreto Druzian |
![]() |
Mapa Mental Pronouns - Elisabete Antonello Maffini |
![]() |
Boas Maneiras
Lucineide Montagner Rossato
|
![]() |
Língua Inglesa
Elisabete Bohrer De Azevedo
|
![]() |
Mapa Conceitual sobre Os Animais
Sueli Ines Barbieri Schumacher
|
![]() |
Atletismo - Élida Pase Cherobini |
![]() |
Figuras de Linguagem
Vanderléia Scapin Galle
|
Objetos de Aprendizagem Diversos
Blogs das Turmas