domingo, 6 de junho de 2010

Qual é o melhor antivírus grátis?

1º - Avast 5 Free
Esta versão do software trouxe ao mundo a nova interface do programa. Organizada e intuitiva, ela é  a mais fácil de usar dos cinco antivírus testados. E o programa não faz feio na hora da varredura. Ele identificou 3.588 ameaças no pacote de 3.298 (um antivírus pode identificar mais de um trecho de código malicioso em um arquivo, por isso o número discrepante entre vírus e ameaças identificadas). No SpyCar, o Avast 5 Free passou nos 18 testes. Já no EICAR, concluiu com sucesso 75% deles. A única coisa negativa do programa localiza-se na defesa antiphishing: ele constatou apenas um site malicioso em um grupo de 50.

1º - AVG 9 Free Antivirus
O AVG divide o primeiro lugar com o Avast. Não à toa. Durante o teste, ele sempre manteve o bom desempenho. Durante o confronto com os malware, ele caçou e matou 2.947 vírus do pacote. No teste de navegação, o programa defendeu o PC de 16 sites maliciosos, identificados entre 50 URLs escolhidas. Aqui, o número de detecções foi baixo, embora deva ser considerado bom, uma vez que os concorrentes tiveram desempenho muito pior. No teste do SpyCar, o AVG 9 conseguiu 100% numa bateria de 18 avaliações. No EICAR, contudo, ele patinou e concluiu apenas 25% das tarefas.

2º - BitDefender Free 2010
O BitDefender gratuito mudou a interface, que se tornou agradável e mais limpa. Mesmo assim, ainda deixa a desejar na parte de recursos. Com um bom sistema de varredura, o programa detectou 2.843 ameaças no pacotão de mais de 3 mil pragas digitais. Além disso, identificou 7 sites perigosos na lista de URLs contaminadas. Vale destacar, ainda, que o software passou com maestria nas provas do EICAR, apesar de ter sido um desastre nos testes de spyware do Spycar. Um ponto desfavorável é que o BitDefender exige muita paciência do usuário para ter tal eficiência. Ele consumiu cerca de 1 hora e 15 minutos para fazer a varredura no PC. E, nesse tempo, deixou a máquina inutilizável por causa do alto consumo de processamento.

 3º - Avira AntiVir Free 2010
O Avira, nesta versão, ganhou algumas melhorias na interface. Mas elas não mudaram muito o programa. O desempenho dele, como nos outros testes do INFOLAB, sempre é bom: ele identificou 3.217 vírus do pacote. Contra os phishing, no entanto, o Avira perdeu pontos: identificou apenas duas URLs maliciosas no pacote com mais de 50. O programa, que teve um desempenho similar ao AVG no teste do EICAR e do SpyCar, ficou atrás do concorrente por dois detalhes: demorou mais de 10 minutos para varrer o pacote de vírus e consumiu memória demais no processo de scan.

4° - Microsoft Security Essentials
O antivírus ainda deixa a desejar na proteção do Windows. Ele identificou apenas 1.209 invasores no pacote de 3.298. O software foi um dos mais lerdos para vasculhar a amostra: exigiu mais de 20 minutos para executar o trabalho.  Fora isso, o MSE é um dos antivírus do teste que mais consumiram memória durante o processo de varredura. Nos testes do EICAR e SpyCar, ele teve o desempenho máximo, pelo menos.
Fonte: Info Online. Matéria completa clique aqui.