Salas Makers

Educação Gaúcha Conectada
Iniciativa BNDES Educação Conectada

Sala Maker ou espaço criativo


O que é um espaço maker?

Espaço pedagógico destinado às práticas criativas/inovadoras e mão na massa, onde o aluno é o protagonista. Neste local, o professor propõe os desafios e os alunos constroem o seu conhecimento, através dos problemas evidenciados.

O local deve contemplar todas as áreas do conhecimento, envolvendo desta forma o uso dos diversos recursos existentes no seu cotidiano, proporcionando a vivência, bem como a integração dos objetos de aprendizagem dos diferentes componentes curriculares.

Constituindo-se assim, num espaço de criatividade, de trabalho coletivo, compartilhado e de protagonismo do aluno, envolvendo-o no uso de recursos inter/multidisciplinares que se integram com o ambiente da sala de aula.

Como organizar o espaço maker na sua escola?

Orientamos a utilização da “Política de Uso e Acesso aos Equipamentos e à Sala Maker”;

Outro documento importante é o Guia “Criação de Espaços de Inovação nas Escolas: Repensando o Laboratório de Informática”, segue o link:


Também é possível encontrar orientações no “Guia dos Gestores: Programa Educação Gaúcha Conectada”, que foi entregue junto com os notebooks e kits de robótica em cerimônia no Instituto São José, em 29/10/2020;

Link para acessar o Guia dos Gestores Escolares: 

Outras sugestões:

1) Encontrar um espaço/ambiente adequado;

Sugerimos:

a) Readequação do “antigo LABIN”;
b) Utilização de outro espaço existente na escola que contenha recursos audiovisuais (mapas, blocos lógicos, instrumentos musicais, instrumentos para uso do ensino da geometria, etc);
c) Dentre outros espaços existentes com uma finalidade semelhante até o momento.

2) Como organizar este espaço:

a) Deve conter uma mesa de reuniões;
b) Algumas cadeiras e/ou bancos de madeira;
c) Alguns computadores com acesso a internet;
d) Uma bancada com várias tomadas elétricas;
     Esta bancada pode ser construída com materiais recicláveis, como exemplo, uma divisória de “mdf ou mdp”, pallets, portas usadas e reaproveitadas para este fim, onde a sustentação pode ser feita com mãos francesas dimensionadas para tal, feitas de metal ou madeira.
e) Para melhor visualização das ferramentas, deve ser organizado um painel de madeira, “mdf” ou então construído com caixas de verduras desmanchadas. O objetivo para uso deste painel, consiste em fixar suportes para colocação de todas as ferramentas de modo que tenhamos a sua visualização imediata e/ou a sua falta, quando estas estiverem em uso no momento.
f) Organizar todos os equipamentos recebidos do Programa Educação Gaúcha Conectada, neste local:

- Kits de robótica;
- Kits de eletrônica;
- Ferramentas e máquinas diversas (furadeira/parafusadeira, micro retífica, serra tico-tico, lixadeira, jogo de chaves, martelo, aparelho de solda eletrônico, conjunto de brocas, paquímetro, etc);
- Dentre outros...

g) Organizar um sistema de iluminação específica para bancada;
h) Escolher um “NOME” para o Espaço Maker da Escola;
i) Identificar esta sala com o seu respectivo nome.


Além das orientações acima, selecionamos algumas referências para subsidiar a organização das Salas Maker. Os materiais trazem diretrizes importantes, para que cada escola possa reestruturar o espaço de acordo com a sua realidade.


9 dicas práticas para implantar um espaço maker na escola pública