sexta-feira, 8 de julho de 2011

Coordenadoria de Santa Maria participa da 18ª FEICOOP

 

A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) em parceria com o Projeto Esperança Cooesperança participa pela primeira vez da programação da 18ª Feira Estadual de Cooperativismo (18ª FEICOOP) que inicia hoje (08) e vai até até domingo (10) no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter em Santa Maria.

Há um mês funcionários da 8ª CRE, organizados em sete grupos, estão trabalhando intensivamente na elaboração da programação que fará parte das atividades dos três dias da Feira que é o maior evento de economia solidária da América Latina. “Compreendemos que a parceria 8ª CRE e Projeto Esperança Cooesperança e também a nossa participação na FEICOOP, que é inédita, vem ao encontro de um pensamento que aposta que uma outra educação é possível, ou seja, parte da ideia de uma proposta política e pedagógica verdadeiramente solidária e inclusiva que valoriza e coloca a escola como protagonista social”, destaca a coordenadora regional da 8ª CRE, Celita da Silva.

Hoje a 8ª CRE e escolas dos vinte três municípios de abrangência e também a 24ª CRE de Cachoeira e a 3ª CRE de Estrela participam do início das atividades na 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica Pela Paz. Além de cartazes, faixas e banners que farão parte da Caminhada, uma colcha do meio ambiente – confeccionada com desenhos pelos alunos das escolas estaduais e que fará parte da programação do Fórum Social Mundial e da Rio+20 – será conduzida pelos participantes.

Amanhã (09) a 8ª CRE abre a programação, às 8h30, com um “Fórum de Educação Profissional e Economia Popular Solidária”, organizado pelo Setor Pedagógico, onde serão apresentadas experiências de economia solidária e a tarde, 14h, como continuidade do Fórum, acontece um debate com participação de entidades e pesquisadores. Também pela parte da manhã às 10h e a tarde, às 16h, o Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Maria (NTE) promove oficina de Blog no Laboratório de Informática do Colégio José Otão e no horário das 14h o “Iº Encontro de Blogueiros de Escolas Públicas” com presença de representantes de escolas que possuem Blogs. Na tarde de sábado, às 15h, a Assessoria de Comunicação Social realiza o “Iº Encontro de Rádios Escolas e Rádios Comunitárias” reunindo rádios comunitárias de Santa Maria e escolas estaduais que utilizam rádio-poste. No domingo, a partir das 14h, acontece o “Iº Encontro de Bandas Estudantis” com  apresentação e desfile de bandas de escolas da 8ª CRE no palco principal da Feira. Também haverá durante todo o evento uma estande institucional da CRE, com mostra de ações e programas desenvolvidos pela Coordenadoria e exposição de projetos e experiências das escolas estaduais. Todas as atividades são abertas ao público e não tem custo para participação.  
Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?PAG=2&ID=6879