segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Questionário Formação Continuada Professores Ensino Médio da Região de Abrangência da 8ª CRE

Estamos realizando um diagnóstico sobre a formação continuada dos professores do ensino médio, da rede pública estadual, da região de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. 

Sua opinião é importante. Participe!

Para responder o questionário clique no Link abaixo:

http://goo.gl/forms/90QsGubsh7

Antecipadamente agradecemos pela colaboração.

Formação de Professores no Brasil

No Brasil a formação de professores, para atuar na educação básica, é composta pela formação inicial e continuada e observa as novas Diretrizes Curriculares Nacionais que estão vigorando desde julho de 2015. Os cursos para formação inicial são: cursos de graduação de licenciatura; cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados; cursos de segunda licenciatura (Brasil, 2015).

A formação continuada abrange:

I - atividades formativas organizadas pelos sistemas, redes e instituições de educação básica incluindo desenvolvimento de projetos, inovações pedagógicas, entre outros;
II - atividades ou cursos de atualização, com carga horária mínima de 20 (vinte) horas e máxima de 80 (oitenta) horas, por atividades formativas diversas, direcionadas à melhoria do exercício do docente;
III - atividades ou cursos de extensão, oferecida por atividades formativas diversas, em consonância com o projeto de extensão aprovado pela instituição de educação superior formadora;
IV - cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180 (cento e oitenta) horas, por atividades formativas diversas, em consonância com o projeto pedagógico da instituição de educação superior;
V - cursos de especialização lato sensu por atividades formativas diversas, em consonância com o projeto pedagógico da instituição de educação superior e de acordo com as normas e resoluções do CNE;
VI - cursos de mestrado acadêmico ou profissional, por atividades formativas diversas, de acordo com o projeto pedagógico do curso/programa da instituição de educação superior, respeitadas as normas e resoluções do CNE e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes;
VII - curso de doutorado, por atividades formativas diversas, de acordo com o projeto pedagógico do curso/programa da instituição de educação superior, respeitadas as normas e resoluções do CNE e da Capes. (Brasil, 2015: 14)

As diretrizes também orientam que a concepção de formação continuada dos professores deve considerar:

I - os sistemas e as redes de ensino, o projeto pedagógico das instituições de educação básica, bem como os problemas e os desafios da escola e do contexto onde ela está inserida;
II - a necessidade de acompanhar a inovação e o desenvolvimento associados ao conhecimento, à ciência e à tecnologia;
III - o respeito ao protagonismo do professor e a um espaço-tempo que lhe permita refletir criticamente e aperfeiçoar sua prática;
IV - o diálogo e a parceria com atores e instituições competentes, capazes de contribuir para alavancar novos patamares de qualidade ao complexo trabalho de gestão da sala de aula e da instituição educativa. (Brasil, 2015: 14)

Brasil (2015). Resolução Nº 2, de 1º DE julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Recuperada de: 
Fonte: http://ticnaformacaodeprofessores.blogspot.com.br/2015/11/questionario-formacao-continuada.html