segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Lightbot: ferramenta de ensino

(fonte:http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/iphone/lightbot-diverte-e-estimula-o-pensamento-logico-com-jogo-estilo-quebra-cabeca/), publicado em: 19/01/2015. 

Lightbot diverte e estimula o pensamento lógico com desafio estilo quebra-cabeça 

lightbotabre
O pensamento lógico pode ser treinado e aprimorado de forma divertida, como prova o game Lightbot, disponível para Android, iOS, Windows, Mac e navegadores web (em inglês). No jogo, você controla um robozinho azulado, cujo objetivo é navegar por plataformas labirínticas, seguindo intruções pré-determinadas pelo jogador.
http://lightbot.com/assets/LightbotBigMovie.webm (vídeo demonstrativo).
A finalidade do personagem é acender algumas das plataformas, e para isso o jogador precisa ordenar comandos disponibilizados pelo game, como andar para frente, virar para o lado e saltar. Assim, criam-se rotinas de ações, como as de um programa de computador, que devem ser suficientes para acender os blocos indicados e completar as missões.Lightbot é um puzzle clássico, com visual simples, mas também se assemelha a outras ferramentas de ensino de lógica, como o Scratch. É divertido acompanhar o pequeno robô seguindo suas rotinas passo a passo, deslizando pelas plataformas ou saltando obstáculos.
No começo, as sequências de ordens necessárias são bastante simples. Mas conforme o jogo avança, novas instruções são incorporadas, os labirintos se complicam, e o jogador se encontra em verdadeiras ciladas de lógica, que exigem muito pensamento analítico.
Todos esses elementos fazem de Lightbot um ótimo jogo para estimular o pensamento lógico desde cedo. O game tem versões para crianças de 4 a 8 anos e de 9 em diante – mas certamente vai agradar a muitos adultos também.