sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Mais um recurso educativo: Hot Potatoes

Prof.ª Bruna Carvalho

Você algum dia já quis criar uma atividade própria, como palavras cruzadas ou mesmo um Quiz? Algo que pudesse servir como recurso de trabalho em determinado conteúdo, no intuito de ter um feedback da aprendizagem dos alunos e também de utilizar uma metodologia que envolva as TICs?
Se você já teve essa intenção, mas achou difícil criar a mão ou mesmo no Word e por isso deixou de fazer, abaixo está o link de um Software gratuito, que você pode criar diversas atividades envolvendo os conteúdos que desejar: o Hot Potatoes

É só fazer o Download e trabalhar de forma dinâmica os conteúdos programáticos em sala de aula, principalmente no que tange a atividades e avaliações da consolidação de conceitos.

O Hot Potatoes tem ferramentas interessantes como:

  • JCross – palavras cruzadas;
  • JBC – atividade de múltipla escolha;
  • JQuiz –  questionário;
  • JMix – análise de sentenças;
  • JMatch – Associação;
  • JCloze – complete as lacunas.
Estas são algumas possibilidades de criação de variados tipos de atividades interativas, que você pode elaborar e disponibilizar aos seus alunos, via internet ou salvando em seu computador.
O conjunto dos recursos do Hot Potatoes é complementado por um sexto aplicativo, denominado "The Masher", que uni todas as atividades criadas. Podendo também ser utilizado em ambientes virtuais de aprendizagem.

Para fazer o download acesse:
Tutoriais e materiais que esclarecem sobre o Hot Potatoes:
http://guida.querido.net/hotpot/tutorial-pt.htm