Onde e como encontrar os chamados Recursos Educacionais Abertos?
Entenda a importância desses materiais para a democratização da informação e veja dicas de sites onde encontrar os REA
Texto Isadora Bertolini
 

 
Difícil achar alguém hoje que já não tenha feito um remix de uma música e
 postado no blog da escola ou misturado conteúdos para montar uma 
apresentação de slides para uma aula. Mas todas essas ações esbarram na Lei do Direito Autoral (LDA 9.610/98), que mesmo depois de muitos debates e projetos de lei para alteração, permanece igual desde o ano de sua promulgação, em 1998.
Apesar de o uso de conteúdo para fins educativos ser liberado, segundo a legislação, não é permitida a possibilidade de alterações. Além disso, não é permitido digitalização ou cópia integral de livros
 e algumas questões permanecem sem definição clara: é possível realizar 
cópias de "pequenos trechos", termo relativo que causa insegurança às 
fotocopiadoras e seus usuários.
Em conformidade com a tendência 
de buscar maior circulação de conteúdo em âmbito educacional, surgiram 
os recursos educacionais abertos (REA), que podem ser modificados para 
cada contexto educacional. De acordo com a definição da Unesco, são "os 
materiais de ensino, aprendizagem e investigação em quaisquer suportes, 
digitais ou outros, que se situem no domínio público ou que tenham sido 
divulgados sob licença aberta que permite acesso, uso, adaptação e 
redistribuição gratuitos por terceiros, mediante nenhuma restrição ou 
poucas restrições".
"As possibilidades de compartilhamento que as
 tecnologias abrem devem ser aproveitadas, principalmente no meio da 
Educação", comenta Jamila Venturini, coordenadora da pesquisa sobre 
recursos educacionais abertos, realizada no Ação Educativa. "É preciso 
pensar na autonomia da produção de conhecimento que o educador deve ter e
 levantar esse debate nas instituições de ensino". 
Creative Commons
Os
 REA fazem parte de uma nova forma de lidar com essa questão dos 
direitos autorais. "O que existe como alternativa a esse cenário 
restritivo é um novo modelo de gestão dos Direitos Autorais", diz 
Priscila Gonsales, diretora executiva do Instituto Educadigital. Esse 
modelo, no Brasil, é organizado pela Creative Commons (CC), ONG 
americana presente em mais de 90 países, criada em 2001. "Com a CC, o 
autor do conteúdo tem liberdade de escolher que usos serão permitidos", 
explica Jamila Venturini, coordenadora da pesquisa sobre recursos 
educacionais abertos, realizada no Ação Educativa. "Como o conteúdo vai 
ser acessado, distribuído, se pode ser alterado ou apropriado, é escolha
 de quem o criou", diz. O que não se modifica nesse modelo é a 
necessidade de citar o autor, que tem o reconhecimento garantido 
independente do tipo de licença que escolhe para seu conteúdo.
Para
 enriquecimento desse debate, é necessário também levar esse tema para 
as salas de aula. "Os professores não se reconhecem como autores de 
conteúdo, mas o tempo todo o são", diz Priscila Gonsales, diretora 
executiva do Instituto Educadigital. "Parece que o conhecimento deve ser
 produzido fora para ser apenas repassado em sala de aula. Ser autor faz
 parte do processo de letramento digital", completa. "A garantia da 
circulação de conhecimento, conteúdo e informação é um tema democrático 
que deve ser discutido entre alunos e professores", diz Jamila. "Estamos
 tratando de bens comuns, aos quais deve-se garantir acesso público, e 
não um monopólio da informação", conclui.
Para ajudar nessa busca, o Educar para Crescer selecionou sete sites onde achar os recursos educacionais abertos:
 
1. REAs: http://www.rea.net.br/site/
Site
 que disponibiliza espaços para buscar, criar ou compartilhar recursos 
educacionais abertos, além de cursos e oficinas sobre o assunto
2. Mira: http://www.mira.org.br/
Mapa
 de Iniciativas de Recursos Abertos. É possível identificar projetos que
 disponibilizam recursos abertos em 24 países da América Latina.
3. Escola Digital: http://escoladigital.org.br/
Conteúdo educacional aberto separado por disciplina, série, tema curricular e tipo de mídia.
4. Edukatu: http://edukatu.org.br/
Rede
 de aprendizagem que conecta professores e alunos do Ensino Fundamental 
para discutir conhecimentos práticos sobre consumo consciente. Também 
disponibiliza material educacional aberto.
5. Projeto Folhas:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_buscaFolhas.php
Iniciativa
 da Secretaria de Educação do Paraná que, por meio de ação colaborativa 
entre professores, disponibilizou conteúdo didático que pode ser baixado
 e modificado.
6. Creative Commons: http://creativecommons.org.br/
Permite buscar ou compartilhar conteúdos licenciados nos formatos de imagem, vídeo e música.
7. Jamendo: https://www.jamendo.com/
Site
 que reúne músicas que podem ser baixadas gratuitamente, sem ferir 
direitos autorais. São 444 mil arquivos e quase 200 milhões de downloads
 já realizados.