terça-feira, 3 de junho de 2014

Curso Introdução à Educação Digital em Santa Maria

Texto: Profª Vanessa Roth 
Dia 26 de maio, iniciamos o Curso Introdução à Educação Digital (60h) em Santa Maria, na E.E.E.M. Profª Maria Rocha. No primeiro encontro apresentamos o ambiente colaborativo de aprendizagem aos alunos – e-Proinfo, bem como as funcionalidades do mesmo. No segundo encontro refletimos sobre as mudanças ocasionadas pelas tecnologias na sociedade, conhecemos as principais diferenças dos sistemas operacionais e trabalhamos com a formatação de texto e pesquisa de imagens na internet. Os encontros presenciais do curso acontecerão nos dias 26/05, 02/06, 16/06, 30/06, 14/07, 04/08, 18/08 e 01/09. 

Este curso tem como objetivo geral contribuir para a inclusão digital dos profissionais da educação, você professor e você gestor, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

Não se trata, portanto, de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que busca estimular você a refletir sobre o porquê e o para quê utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.