quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Apresentações TCC - Pós em Coordenação Pedagógica

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica desenvolve-se no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, vinculado à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC. Destina-se à formação continuada e pós-graduada de profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica em escolas públicas.
A iniciativa do curso explicita o entendimento da SEB sobre a importância da formação continuada de Coordenadores Pedagógicos para o fortalecimento da educação inclusiva e da gestão democrática na educação pública brasileira.
Nesse sentido, esta formação proporciona o estudo de temas como Política Educacional, Gestão Democrática, Cultura e Currículo, Processos de Ensino-aprendizagem, Processos Comunicacionais, Planejamento e Avaliação, tendo como eixo da intervenção do Coordenador Pedagógico, enquanto integrante da equipe gestora da escola, a Organização do Trabalho Pedagógico.
O curso busca promover a integração dos conhecimentos, a partir do delineamento de princípios norteadores, sobre os processos de gestão e a organização do trabalho educativo, por meio de discussões e reflexões sobre a prática pedagógica à luz de um referencial teórico-metodológico fundamentado na perspectiva crítico-transformadora.
Fonte: http://www.ufrgs.br/EGcoordenacaopedagogica/escola-de-gestores

Texto e fotos: Prof.ª Vanessa Roth
O Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica – 1ª edição faz parte do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC), na modalidade de ensino a distância e foi promovido pelo Departamento de Estudos Especializados - DEE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenado pela Prof.ª Maria Beatriz Gomes da Silva. O NTE – 8ª CRE foi o polo do curso em Santa Maria, sendo assistente presencial do mesmo a Prof.ª Vanessa Juliane da Silva Roth. Conforme cronograma, nos dias 4 e 5 de novembro realizaram-se as apresentações dos TCC dos cursistas do Polo Santa Maria, que foi um dos maiores em número de participantes, 41 alunos apresentaram seus trabalhos, no Salão do Técnico da E.E.E.M. Prof.ª Maria Rocha. Orientaram os trabalhos e participaram da banca as professoras Fernanda Zorzi, Graziella Souza dos Santos e Monique Robain Montano. Agradecemos as escolas parceiras, que gentilmente cederam os espaços, para realização das atividades: Colégio Estadual Manoel Ribas, E.E.E.M. Cilon Rosa e E.E.E.M. Prof.ª Maria Rocha.

Abaixo os professores que participaram do curso e os títulos de seus trabalhos:

Cursista
Título do Trabalho
Alessandra Petzold Carloto
O Papel e a Importância do Coordenador Pedagógico na Escola
Angela Heinen Tura
A Importância das Relações no Ambiente Escolar e a Influência na Aprendizagem
Anizer Marian
Olhares e Sentidos sobre a Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno
Arcangela Maria Fantinel
O Professor e o Planejamento no Cotidiano Escolar.
Carmen Pinheiro Brum
A Afetividade e o Fazer Pedagógico
Claudia da Silva Teixeira
A Contribuição Social da Educação de Jovens e Adultos
Cléria Jucéli Montanher
Formação Continuada dos Professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini
Deise Lodetti Scalon
Função da Coordenação Pedagógica Escolar
Deise Renata Fidler Rios
A Importância da Interação Entre a Família e a Escola
Denise Flores da Silva
Gestão Democrática: Como engajar todos os sujeitos da comunidade.
Fátima Evanisa Santos Wegner
Formação Continuada, Gestão Escolar e Prática Docente
Flávia Regina Coradini
Inclusão Escolar: dificuldades, desafios e possibilidades
Irene Mathias Vargas
O Êxito da Progressão Continuada do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental - Uma Responsabilidade de Todos
Ivanir Maria Zanuzzi Londero
A Importância do Coordenador Pedagógico no Cotidiano Escolar
Jussara Farias Kohler
Família e Escola: Um Vínculo Necessário à Aprendizagem
Lenise Mari dos Santos Lima
Gestão Democrática e a Escolha de Diretores da Rede Municipal de Ensino De São Sepé – RS
Lílian dos Santos Menezes
A Importância do Lúdico na Aprendizagem nos Anos Iniciais do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil
Lisiani Vicentina Gomes Pereira
Saberes e Prática Docente do Professor de Series Iniciais
Lucia Maria Pauli Kist
O Currículo Escolar Informado e Acompanhado pelos Alunos, Pais e ou Responsáveis
Marcia Anversa Coradini Foletto
O Papel do Coordenador Pedagógico Escolar
Marcia Appel Borges
PROVINHA BRASIL: intencionalidade e mobilização pedagógica
Márcia Helena Chaves Martins
Metodologia de Ensino e Aprendizagem: Relações e Possibilidades
Marcia Luiza Bulegon Balest
Desenvolvimento Emocional e Cognitivo e a Influência no Processo de Ensino e de Aprendizagem nos Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Maria Zeili de Oliveira Fajardini
O programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID e a contribuição da universidade na qualificação da educação na rede pública de Santa Maria,RS.
Mariangela Velasco Cargnelutti
O Direito de Aprender na Escola Pública
Marilin Dallanora Rubin
Aprendizagem no Ensino Médio
Marion Brum Pires
Dificuldades de Aprendizagem.
Marizete Lanes da Silveira
A (IN) DISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: O papel de docentes e da Coordenação Pedagógica frente à relação aluno-professor
Marlene de Lourdes Bulegon Pilecco
Família na Escola
Marta Elena dos Santos Serra
Desafios e possibilidades na formação continuada
Marta Regina Fontoura
Implicações da Formação Continuada no Processo Educacional da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’Ambrósio
Neide de Moura Lamberti
Eu Professor e o Meu Ambiente de Trabalho
Nise Miriam Schimidt Essy
INTERESSE ESCOLAR: Uma prática Possível
Noeli Homrich
Repetência e Evasão Escolar: Algo a Ser Investigado Fracasso Escolar - Omissão Nossa de Cada Dia
Rosane Paz Reis
O Conselho de Classe como contribuição para a melhoria da qualidade de ensino
Roselaine Clemente Bulegon
AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM: Opostos ou Complementares?
Sandra Regina de Alencastro Lima
Reestruturação Curricular: um desafio

Silvia Dorneles Silveira da Trindade
O Compromisso da Família na Construção de Regras Morais  de Convívio Social: Uma Ação complementada pela Escola
Simone Silva Londero
O COORDENADOR PEDAGÓGICO: entre a formação de professores e a prática pedagógica
Viviane Penteado Schroder
Comunidade Escolar e a Gestão Democrática
Viviani Giuliani Marques
O Coordenador Pedagógico na Educação Infantil