O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação
Pedagógica desenvolve-se no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da
Educação Básica Pública, vinculado à Secretaria de Educação Básica do
Ministério da Educação – SEB/MEC. Destina-se à formação continuada e
pós-graduada de profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica em
escolas públicas.
A iniciativa do curso explicita o entendimento da
SEB sobre a importância da formação continuada de Coordenadores Pedagógicos
para o fortalecimento da educação inclusiva e da gestão democrática na educação
pública brasileira.
Nesse sentido, esta formação proporciona o estudo
de temas como Política Educacional, Gestão Democrática, Cultura e Currículo,
Processos de Ensino-aprendizagem, Processos Comunicacionais, Planejamento e
Avaliação, tendo como eixo da intervenção do Coordenador Pedagógico, enquanto
integrante da equipe gestora da escola, a Organização do Trabalho Pedagógico.
O curso busca promover a integração dos
conhecimentos, a partir do delineamento de princípios norteadores, sobre os
processos de gestão e a organização do trabalho educativo, por meio de
discussões e reflexões sobre a prática pedagógica à luz de um referencial
teórico-metodológico fundamentado na perspectiva crítico-transformadora.
Fonte: http://www.ufrgs.br/EGcoordenacaopedagogica/escola-de-gestores
Texto e fotos: Prof.ª Vanessa Roth
O Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica – 1ª edição faz parte do Programa Nacional Escola de Gestores da
Educação Básica, da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC),
na modalidade de ensino a distância e foi promovido pelo Departamento de Estudos
Especializados - DEE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenado pela Prof.ª Maria
Beatriz Gomes da Silva. O NTE – 8ª CRE foi o polo do curso em Santa Maria, sendo assistente presencial
do mesmo a Prof.ª Vanessa Juliane da Silva Roth. Conforme cronograma, nos dias
4 e 5 de novembro realizaram-se as apresentações dos TCC dos cursistas do Polo
Santa Maria, que foi um dos maiores em número de participantes, 41 alunos
apresentaram seus trabalhos, no Salão do Técnico da E.E.E.M. Prof.ª Maria
Rocha. Orientaram os trabalhos e participaram da banca as
professoras Fernanda Zorzi, Graziella Souza dos Santos e Monique Robain Montano. Agradecemos as escolas parceiras, que gentilmente cederam os espaços,
para realização das atividades: Colégio Estadual Manoel Ribas, E.E.E.M. Cilon
Rosa e E.E.E.M. Prof.ª Maria Rocha.
Abaixo os professores que
participaram do curso e os títulos de seus trabalhos:
Cursista
|
Título do Trabalho
|
Alessandra Petzold Carloto
|
O
Papel e a Importância do Coordenador Pedagógico na Escola
|
Angela Heinen Tura
|
A
Importância das Relações no Ambiente Escolar e a Influência na Aprendizagem
|
Anizer Marian
|
Olhares
e Sentidos sobre a Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno
|
Arcangela Maria Fantinel
|
O
Professor e o Planejamento no Cotidiano Escolar.
|
Carmen Pinheiro Brum
|
A
Afetividade e o Fazer Pedagógico
|
Claudia da Silva Teixeira
|
A
Contribuição Social da Educação de Jovens e Adultos
|
Cléria Jucéli Montanher
|
Formação
Continuada dos Professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador
Alberto Pasqualini
|
Deise Lodetti Scalon
|
Função
da Coordenação Pedagógica Escolar
|
Deise Renata Fidler Rios
|
A
Importância da Interação Entre a Família e a Escola
|
Denise Flores da Silva
|
Gestão Democrática: Como engajar todos os
sujeitos da comunidade.
|
Fátima Evanisa Santos Wegner
|
Formação Continuada, Gestão Escolar e
Prática Docente
|
Flávia Regina Coradini
|
Inclusão
Escolar: dificuldades, desafios e possibilidades
|
Irene Mathias Vargas
|
O
Êxito da Progressão Continuada do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental - Uma
Responsabilidade de Todos
|
Ivanir Maria Zanuzzi Londero
|
A Importância do Coordenador Pedagógico no
Cotidiano Escolar
|
Jussara Farias Kohler
|
Família
e Escola: Um Vínculo Necessário à Aprendizagem
|
Lenise Mari dos Santos Lima
|
Gestão
Democrática e a Escolha de Diretores da Rede Municipal de Ensino De São Sepé –
RS
|
Lílian dos Santos Menezes
|
A
Importância do Lúdico na Aprendizagem nos Anos Iniciais do Instituto Estadual
de Educação Assis Brasil
|
Lisiani Vicentina Gomes Pereira
|
Saberes
e Prática Docente do Professor de Series Iniciais
|
Lucia Maria Pauli Kist
|
O
Currículo Escolar Informado e Acompanhado pelos Alunos, Pais e ou
Responsáveis
|
Marcia Anversa Coradini Foletto
|
O
Papel do Coordenador Pedagógico Escolar
|
Marcia Appel Borges
|
PROVINHA
BRASIL: intencionalidade e mobilização pedagógica
|
Márcia Helena Chaves Martins
|
Metodologia
de Ensino e Aprendizagem: Relações e Possibilidades
|
Marcia Luiza Bulegon Balest
|
Desenvolvimento
Emocional e Cognitivo e a Influência no Processo de Ensino e de Aprendizagem
nos Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
|
Maria Zeili de Oliveira Fajardini
|
O
programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID e a
contribuição da universidade na qualificação da educação na rede pública de
Santa Maria,RS.
|
Mariangela Velasco Cargnelutti
|
O
Direito de Aprender na Escola Pública
|
Marilin Dallanora Rubin
|
Aprendizagem
no Ensino Médio
|
Marion Brum Pires
|
Dificuldades
de Aprendizagem.
|
Marizete Lanes da Silveira
|
A
(IN) DISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: O papel de docentes e da Coordenação
Pedagógica frente à relação aluno-professor
|
Marlene de Lourdes Bulegon Pilecco
|
Família
na Escola
|
Marta Elena dos Santos Serra
|
Desafios
e possibilidades na formação continuada
|
Marta Regina Fontoura
|
Implicações
da Formação Continuada no Processo Educacional da Escola Estadual de Ensino
Fundamental Marieta D’Ambrósio
|
Neide de Moura Lamberti
|
Eu
Professor e o Meu Ambiente de Trabalho
|
Nise Miriam Schimidt Essy
|
INTERESSE
ESCOLAR: Uma prática Possível
|
Noeli Homrich
|
Repetência
e Evasão Escolar: Algo a Ser Investigado Fracasso Escolar - Omissão Nossa de Cada
Dia
|
Rosane Paz Reis
|
O
Conselho de Classe como contribuição para a melhoria da qualidade de ensino
|
Roselaine Clemente Bulegon
|
AVALIAÇÃO
E APRENDIZAGEM: Opostos ou Complementares?
|
Sandra Regina de Alencastro Lima
|
Reestruturação
Curricular: um desafio
|
Silvia Dorneles Silveira da Trindade
|
O
Compromisso da Família na Construção de Regras Morais de Convívio
Social: Uma Ação complementada pela Escola
|
Simone Silva Londero
|
O
COORDENADOR PEDAGÓGICO: entre a formação de professores e a prática pedagógica
|
Viviane Penteado Schroder
|
Comunidade
Escolar e a Gestão Democrática
|
Viviani Giuliani Marques
|
O
Coordenador Pedagógico na Educação Infantil
|