Fonte: www.clicrbs.com.br
Mais de seis mil computadores no Brasil que foram afetados pelo vírus DNSChanger (trocador de DNS), criado para direcionar os internautas para páginas falsas, serão desconectados da internet nesta segunda-feira. A medida é do FBI, a polícia federal norte-americana.
O desligamento acontece após decisão da Justiça por causa do DNSChanger. A solução é temporária e permitirá que as vítimas de computadores afetados pelo vírus providenciem a limpeza dos seus computadores e restaurem a configuração normal do DNS de sua máquina.
Com a medida, milhares de pessoas podem ficar sem acesso à internet. O número é estimado em 350 mil. O Brasil é o décimo terceiro país com máquinas infectadas, com 6.074 no total. Em primeiro lugar, vem os Estados Unidos, com 69.517, seguido da Itália, com 26.494.
O DNS (Domain Name System, Serviço de Nomes de Domínio em português) é importante porque funciona como um tradutor para a comunicação em rede de computadores. Existem vários endereços na internet de empresas de segurança que permitem o internauta fazer o teste para verificar se corre o risco de ser direcionado para páginas falsa na internet por meio do DNSChanger.
O FBI indica o próprio www.dcwg.org como alternativa. Outro link divulgado pelo órgão de segurança dos Estados Unidos é o https://forms.fbi.gov/check-to-see-if-your-computer-is-using-rogue-DNS. Caso encontre problemas, o usuário do computador deve procurar a empresa que fornece o serviço de acesso para receber orientações.