O crescimento e a disseminação dos avanços tecnológicos colocam o
paradigma professor x aluno x sala de aula em evidência quando falamos
sobre como promover a inovação nas salas de aulas.
Com uma abordagem relacionada a inovação, criatividade e solução de problemas, o Design Thinking (DT) chega para atender as necessidades dessa discussão.
Para Andrea Filatro, designer instrucional especializada em EAD, o DT
contribui para o desenvolvimento de novas formas de pensar. Maneiras
mais adequadas ao que se espera das pessoas hoje e no futuro.
“As ideias, crenças e teorias do passado não funcionam
mais no cenário contemporâneo. E não se espera mais que as pessoas
reproduzam os conhecimentos e a forma de pensar do passado.”
A especialista em Inovação, Educação e Tecnologia Bruna Nunes disse
ser importante que os conteúdos curriculares, muitas vezes abstratos,
encontrem significado na realidade tanto de quem aprende como de quem
ensina.
“Nesse sentido, o design busca associar o processo de aprendizagem
com a prática cotidiana, dando sentido à busca pelo conhecimento. É um
desafio para que professores e estudantes apliquem os conhecimentos
aprendidos para gerar novos conhecimentos.”
Empatia e aprendizado colaborativo
Uma das características do DT é a abordagem centrada no ser humano.
Tal abordagem ajuda a acelerar a inovação e resolver problemas a partir
de diferentes ideias ou visões.
“A utilização do DT permite a construção de itinerários
de aprendizagem colaborativos e empáticos por estudantes e professores”,
relatou Bruna.
A especialista ressalta que a tecnologia digital sozinha não faz
milagres. “Para ser eficaz, a tecnologia precisa estar associada a
abordagens educacionais que lhe dê sentido pedagógico.”
Andrea defendeu a ideia de que inovação não é apenas o que acontece
nos laboratórios científicos ou nos centros de pesquisas das grandes
empresas internacionais.
“O DT oferece uma metodologia simples e de fácil compreensão. Dessa
forma, não somos apenas consumidores de inovações, mas também criadores,
que desenvolvem novas formas de pensar e de agir.”
Solução em cinco passos
Descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. São essas as cinco etapas trabalhadas no DT.
De acordo com Bruna, cada uma dessas fases se complementam. Embora
possam ser usadas de maneira isolada ou recombinada, cada uma tem a sua
importância quando aplicadas à educação.
A especialista defendeu, ainda, que se for analisado em linhas
gerais, todo esse processo é, em suma, o próprio processo de
aprendizagem.
No livro “Design Thinking em educação”, lançado este ano pela editora
Saraiva,
Andrea e a professora Carolina Costa trabalham quatro, das
cinco etapas.
“Cada etapa tem uma função específica na abordagem. Primeiro os
alunos vão a campo para entender as pessoas envolvidas no problema e o
contexto no qual estão inseridas. A partir daí seguem para a geração de
ideias e, então, prototipam esse pensamento. Ou seja, criam
representações visuais.”
Alunos responsáveis pela construção do aprendizado
Trabalhar no desenvolvimento de alunos protagonistas é um desafio diário para as instituições de ensino.
Andrea enfatizou que ao serem desafiados a entender um problema
educacional e então criar, prototipar e testar uma solução para esse
problema, os alunos têm a oportunidade de articular teoria e prática.
Dessa forma, confrontam o que aprendem nos livros e nas atividades em
sala de aula com o que acontece no “mundo real”. Seja nas relações
sociais, políticas, culturais, seja no ambiente de trabalho.
O planejamento de aulas interdisciplinares associando o DT a outras
metodologias ativas é um exemplo de como os educadores podem utilizar
essa abordagem em sala de aula.
Bruna destacou também a aplicação do DT para estimular o trabalho
colaborativo e o desenvolvimento de habilidades e competências, através
de uma prática pedagógica dialogada.
“O Design Thinking proporciona um ambiente tranquilo e seguro, porém
desafiante, em que professores e professoras tem a missão de guiar os
jovens pelo caminho do aprender.”
Fonte: http://inoveduc.com.br/noticias/como-o-design-thinking-pode-ajudar-inovar-educacao/