Trabalho de robótica realizado pelos alunos de Debora Garofalo durante as aulas de Informática Educativa |
É necessário refletirmos sobre o papel da tecnologia na aprendizagem.
Há uma ideia de que trabalhar com ela envolve somente os equipamentos
(computadores, tablets, smartphones e a internet), mas isso precisa ser
desmistificado. Esses aparelhos precisam ser olhados pelo potencial que
desencadeiam em inovação, inventividade e criatividade para a resolução
de problemas, tornando-se assim propulsores da aprendizagem.
Ao
lado de outros 10 professores de diferentes regiões do Brasil, tive a
oportunidade de estar na SXSWedu, o maior evento de Educação, Inovação e
tecnologia do mundo. No painel Computer Sciences Best Practices
(“Melhores práticas em ciência da computação”), foram apresentados
conceitos bastante interessantes para refletirmos sobre qual a função da
tecnologia na sala de aula. Um dos palestrantes, Ted Fujimoto,
consultor em inovação na Educação, defendeu que é possível fazer grandes coisas com baixos recursos.
Outra especialista, Carol Fletcher, vice-diretora da faculdade de
educação a Universidade do Texas, apontou que a tecnologia “não pode ser
encarada como algo separado da escola e tem de estar incorporada ao
cotidiano, e não ficar presa somente ao currículo. A tecnologia
transforma o currículo”.
Como educadora da rede pública de ensino
aqui da capital paulista, sempre procuro encontrar caminhos para
trabalhar grandes temas geradores. E isso ocorre mesmo quando não possuo
o material adequado, como equipamentos específicos de robótica. Ao
observar o entorno da comunidade onde leciono da zona Sul de São Paulo –
uma comunidade muito carente, com ausência de saneamento básico –
sempre me senti incomodada com a quantidade de lixo e, principalmente,
de materiais recicláveis que poderiam ser reaproveitados e explorados.
Eles poluem um córrego próximo a escola, que, em dias de chuva, alaga a
região. Diante desta reflexão, propus aos alunos: vamos fazer robótica com sucata?
Trabalhos realizados pelos alunos de Debora |
No começo, os alunos acharam estranho: como trabalhar as tecnologias sem usar computadores? E robótica, o que é?
Após rodas de conversa e pesquisas, fomos a campo andar aos arredores
da escola e recolhemos muitos materiais recicláveis. Entre eles,
garrafas pet, rolinhos de papel higiênico, tampinhas de garrafa, isopor,
palitos, forminhas, chaves de fenda, aparelhos eletrônicos quebrados,
entre outros.
Realizamos uma nova roda de conversa sobre como dar
outro destino a estes materiais. Iniciamos o trabalho de robótica com
sucata livre. Para instigar a curiosidade, partimos de um conceito
simples: propus criarmos um carrinho movido a balão de ar, explorando
questão da força. Depois, lancei provocações norteadoras: “Quando encho a
bexiga, o que fica dentro dela?”, “Se solto este ar, o que acontece com
a bexiga?”, “Qual material devemos usar?”, “Quais materiais podem usar
para fazer as rodas? E para prender as rodas?” e “Se usarmos este
conceito, é possível criarmos algo?“.
A proposta inicial era
realizar o trabalho somente com as séries do Fundamental I, mas a
proposta foi tão bem aceita que, a pedido dos estudantes, realizei a
oficina com todos os alunos da escola, contemplando os diferentes níveis
de aprendizado e aumentando a complexidade nos desafios. Os carrinhos
ficaram diferentes uns dos outros, e cada criança utilizou o
conhecimento para desenvolver o seu protótipo. Jovens e crianças,
meninos e meninas, se empenharam em construir e testar a sua invenção.
É
importante ressaltar que este trabalho foi realizado durante as aulas
de Informática Educativa e com a sala inteira, dando oportunidade a
todos de vivenciarem e experimentarem este conteúdo coletivamente. Com a
ajuda da tecnologia, alguns alunos indisciplinados foram despertados
para a aprendizagem e se envolveram bastante nas aulas. Depois, eles
construíram e levaram outros projetos para a sala de aula, como uma mesa
de hóquei movida a secador de cabelo, circuito elétrico, robôs com leds
e que mexem os braços, barcos que andam na água opor meio de motor e
hélice, aviões, carrinhos motorizados e aranha robótica, entre outros
experimentos elaborados com sucata de eletrônicos. O processo de
produção desses objetos desperta o protagonismo e a autoria dos alunos
por meio da prática e da experimentação.
Veja aqui um passo-a-passo de como montar um carro movido a bexiga e a ratoeira.
- Vale a pena iniciar o trabalho conversando com os alunos sobre as possibilidades que temos de realizar uma transformação social. No caso, identificamos materiais sem uso que prejudicavam o meio ambiente e o entorno da escola e que poderiam ser reciclados. Para envolver a comunidade escolar, realizamos parcerias com ferros velhos próximos à escola, onde encontramos motores de DVD player, fios, arames, ventoinhas de computadores, mouses (dos quais dá para aproveitar os leds), entre outros materiais. Realizamos campanhas de doação no Facebook e no blog da escola e os próprios professores da unidade escolar também colaboraram, doando materiais que não utilizavam mais. Depois, é preciso separar alguns materiais, como chaves de fendas, alicates, martelos, pistola de cola quente e ferro de soldas.
- Provoque os alunos por áreas de conhecimento e por meio de resoluções de problemas. Para o meio ambiente, qual a importância de reciclarmos esses materiais? O que é um circuito elétrico? Como realizamos um? O que podemos fazer com uma garrafa pet? De que forma podemos construir um carrinho? Como deve ser o eixo das rodas? É melhor usarmos pilhas e/ou bateria? Vamos testar? Por que o carrinho está andando? Por que o carrinho não está andando?
- É importante realizar fichas de investigação. Desta forma, os alunos podem trocar entre si (este trabalho pode ser feito em grupos e não necessariamente os alunos estão realizando o mesmo projeto). Também é importante apontar o que não está dando certo e o motivo disso. Assim, eles testarão outras hipóteses considerando os erros, fundamentais para o processo de aprendizado. Costumo manter também um diário com os alunos. No caso deste trabalho, dentro da rede social Edmodo. Os alunos registraram suas impressões na construção do protótipo e, nos fóruns de discussão, os colegas contribuem para o seu projeto. Ao escrever seus diários, eles trabalham a escrita e a leitura (que pode ser avaliada pelo professor de Língua Portuguesa).
- A aprendizagem deve ser significativa e, de preferência, envolver a resolução de um problema concreto. No caso, a questão dos materiais que eram jogados nos arredores da escola. Outra proposta para nosso projeto foi realizar protótipos para auxiliar os alunos com necessidades especiais (falarei mais sobre isso em um post futuro). Mostre que eles possuem a capacidade de criar soluções para problemas cotidianos.
- Realizar parceria de projetos, envolvendo outros docentes, também é interessante. Que tal chamar os professores de Ciências e Geografia para falar de reciclagem e a importância disso para o meio ambiente?
- Compartilhe a aprendizagem. Promovo feiras e exposições com os trabalhos que eles realizam, pois considero uma oportunidade de envolver os pais e a comunidade escolar. Nessa hora, será possível exercitar a oralidade.
- Com o tempo, aumente o grau de dificuldade dos problemas. O trabalho inicial facilitou o entendimento sobre tecnologia e aumentou o interesse pela robótica. Os alunos já se sentem motivados a explorar e conhecer mais recursos. Agora, estamos envolvendo a sucata com trabalhos de programação.