Olá, hoje estreamos a colaboração do Porvir com o Blog de Tecnologia
de NOVA ESCOLA. Todos os meses, vamos trazer para cá ideias que
coletamos em escolas do Brasil todo. Começamos por uma ferramenta que
provavelmente está no telefone aí dos seus alunos.
Escanear um QR
Code com seu celular serve para mais coisas do que participar de
promoção, comprar pizza com desconto ou ler mais informações sobre uma
obra no museu. O quadradinho que parece um código de barras pode
armazenar vários tipos de informações, inclusive algumas úteis para
atividades em aula.
O QR code (sigla em inglês para Quick
Response, ou seja, resposta rápida) é um código de barras 2D (os antigos
trabalham apenas a dimensão horizontal) e pode ser lido facilmente
pelas pessoas usando um celular com câmera fotográfica. Basta escanear o
código com um aplicativo apropriado, que o converte imediatamente em
texto, localização, números de telefone e links para sites, vídeos,
imagens e outros.
Para utilizar esses código de modo a tornar as
aulas interativas e divertidas, é necessário baixar no celular do
professor e no dos alunos aplicativos de leitura de QR Codes criados em
sites específicos. Existem opções gratuitas disponíveis para ambas as
ferramentas (veja sugestões ao final do texto).
Criar um QR Code
não exige conhecimentos de programação ou design. Com um aplicativo em
seu celular, escolha que tipo de informação o QR Code vai armazenar
(link de internet, texto, número de telefone, post no Facebook, arquivo
PDF), indicar o conteúdo num campo específico e gerar o código. Depois, é
possível salvar o código como imagem e usar da maneira mais adequada
para cada situação. Algumas funcionalidades, como usar cor no código ou
ter acesso a estatísticas sobre seu uso, são cobradas.
Apresento aqui três sugestões de atividades com QR Code já realizadas por educadores que relataram suas práticas na seção Diário de Inovações do Porvir. Confira:
Caça ao QR Code
A experiência das professoras Andréia Vitorino Marcos e Irlane Veloso, de Picos (PI), foi usada em aula de Língua Portuguesa, mas a essência dela, a adaptação da caça a um tesouro por meio de informações em QR Codes, pode ser aplicada em outras disciplinas e contextos.
Como fazer: Para uma aula de análise de poemas, comece selecionando um texto para ser trabalhado com os alunos. Depois, crie códigos para cada estrofe do texto e os espalhe em cartazes em diferentes lugares da escola. Em cada QR Code, insira também dicas para encontrar outras estrofes. A missão dos alunos, divididos em grupos, é procurar os códigos e completar todo o poema. Enquanto decodificam os trechos, os grupos devem se reunir para ler e encontrar a próxima pista. Além disso, devem responder algumas perguntas sobre a estrofe lida. Quando conseguirem completar o poema, peça que analisem a estrutura do gênero textual.
Inclusão de deficiente visual
Raquel Gonzaga, de São Paulo, usou QR Code para incluir um deficiente visual nas aulas de inglês. O objetivo era oferecer condições para o aluno aprender junto com os colegas.
Apresento aqui três sugestões de atividades com QR Code já realizadas por educadores que relataram suas práticas na seção Diário de Inovações do Porvir. Confira:
Caça ao QR Code
A experiência das professoras Andréia Vitorino Marcos e Irlane Veloso, de Picos (PI), foi usada em aula de Língua Portuguesa, mas a essência dela, a adaptação da caça a um tesouro por meio de informações em QR Codes, pode ser aplicada em outras disciplinas e contextos.
Como fazer: Para uma aula de análise de poemas, comece selecionando um texto para ser trabalhado com os alunos. Depois, crie códigos para cada estrofe do texto e os espalhe em cartazes em diferentes lugares da escola. Em cada QR Code, insira também dicas para encontrar outras estrofes. A missão dos alunos, divididos em grupos, é procurar os códigos e completar todo o poema. Enquanto decodificam os trechos, os grupos devem se reunir para ler e encontrar a próxima pista. Além disso, devem responder algumas perguntas sobre a estrofe lida. Quando conseguirem completar o poema, peça que analisem a estrutura do gênero textual.
Inclusão de deficiente visual
Raquel Gonzaga, de São Paulo, usou QR Code para incluir um deficiente visual nas aulas de inglês. O objetivo era oferecer condições para o aluno aprender junto com os colegas.
Como fazer: Para
que um estudante que não enxerga consiga interagir com os estímulos
visuais e mensagens em texto apresentados na lousa, transforme-as em um
QR Code no seu celular. A cada imagem e texto apresentado à classe, se
aproxime do aluno com deficiência e lhe peça para escanear o código com
seu celular e ouça o conteúdo com fone de ouvido. Desta forma, ele
acompanhará a aula e poderá dialogar com você e os colegas.
Espalhe QR Codes de conhecimento
A prática promovida pela professora Jordana Thadei, de São Paulo, envolveu a pesquisa e a redação de resumos sobre aprendizados transformados em QR Codes. Mesmo tendo sido aplicada com alunos de Letras, ela também pode ser realizada em aulas da Educação Básica.
Espalhe QR Codes de conhecimento
A prática promovida pela professora Jordana Thadei, de São Paulo, envolveu a pesquisa e a redação de resumos sobre aprendizados transformados em QR Codes. Mesmo tendo sido aplicada com alunos de Letras, ela também pode ser realizada em aulas da Educação Básica.
Como fazer: Dê
nomes de personalidades importantes a salas ou lugares da escola e
incentive seus alunos a pesquisarem sobre essas pessoas. A atividade
pode ser feita em grupos. Posteriormente, peça que eles escrevam em
conjunto textos curtos, informativos e atraentes sobre essas
personalidades para serem lidos pelo celular. O próximo passo é
transformar esses textos em um QR Code para ser exposto ao lado dos
nomes das salas. Essa informação ficará disponível para todos os alunos
da escola que escanearem os códigos.
Ferramentas para criar QR Codes:
Gerador de código QR
Kaywa QR CodeGenerator
e-elemento
Ferramentas para criar QR Codes:
Gerador de código QR
Kaywa QR CodeGenerator
e-elemento