sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Inscrição Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC Turmas 2012






O curso destina-se aos professores da rede pública que pertencem a região de abrangência da 8ª CRE-RS. (Cacequi, Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Quevedos, Santa Maria (somente professores da rede estadual), São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi e Vila Nova do Sul).
Turmas prevista para iniciar no mês março de 2012.

Turma 1/2012 Terças Turno Manhã (18 vagas) - NTE - Início: 20/03/2012
Turma 2/2012 Terças Turno Tarde. (18 vagas) - NTE - Início: 20/03/2012
Turma 3/2012 Quintas Turno Manhã (20 vagas) - Faxinal do Soturno - Início: 22/03/2012 
Turma 4/2012 Quintas Turno Tarde (20 vagas) - Faxinal do Soturno - Início: 22/03/2012 
Turma 5/2012 Terças Turno Manhã (20 vagas) - Júlio de Castilhos - Início: 27/03/2012 
Turma 6/2012 Terças Turno Tarde (20 vagas) - Júlio de Castilhos - Início: 27/03/2012 

Previsão de um encontro presencial mensal (totalizando 8 encontros)

Meses
NTE – 8ª CRE
Faxinal do Soturno
Júlio de Castilhos
Março
20
22
27
Abril
17
19
24
Maio
15
31
22
Junho
19
21
26
Julho
17
05
10
Agosto
14
16
21
Setembro
11
13
18
Outubro
02
04
09

As data podem ser alteradas conforme necessidade das turmas.

O curso visa a oferecer subsídios teóricos-metodológicos-práticos para que os professores e gestores escolares possam: 
# Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas; 
# Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resulte efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série; 
# Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos. 
# Conhecer diferentes mídias com as quais pode trabalhar com o uso da tecnologia digital, identificar novas linguagens trazidas por estas mídias e compreender o respectivo potencial para o ensino e a aprendizagem, situando-as no contexto da escola que atua. 

Conteúdos: 
Unidade 1: Tecnologia na sociedade e na escola; 
Unidade 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia; 
Unidade 3: Prática Pedagógica e Mídias Digitais; 
Unidade 4: Currículo, Projetos e Tecnologias. 

Oficinas: 
1 – Mapas Conceituais e Mapas Mentais 
2 – Conhecendo o Linux Educacional 
3 – WebQuest 
4 – Edição de Áudio – Audacity 
5 – Edição de Vídeo – Movie Maker 
6 – Arquivos HTML (criar Links para organizar material didático digital) 
7 – Disponibilizar Arquivos de Vídeo e Áudio nas Nuvens (www.soundcloud.com e www.youtube.com ) 
8 – Computação nas Nuvens – Google Docs e Picasa 

Obs.: os temas das oficinas podem ser alterados, de acordo com o interesse do grupo 

Critérios de seleção
1º) Ter Participado e concluído o curso Introdução à Educação Digital (40 h) ou outro curso sobre conhecimentos básicos em Informática e Internet 
2º) Ser professor regente. 
3º) Professores que atuam em setores. Neste caso, como existem atividades a serem realizadas com alunos, deverão ter disponibilidade de tempo para realizar as atividades em sala de aula em conjunto com um professor regente. 
4º) No Polo de Júlio de Castilhos, as escolas do referido município, terão 3 vagas em cada turma. 

Inscrições Encerradas.