O curso destina-se aos professores da rede pública que pertencem a região de abrangência da 8ª CRE-RS. (Cacequi, Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Quevedos, Santa Maria (somente professores da rede estadual), São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi e Vila Nova do Sul).
Turmas prevista para iniciar no mês março de 2012.
Turma 1/2012 Terças Turno Manhã (18 vagas) - NTE - Início: 20/03/2012
Turma 2/2012 Terças Turno Tarde. (18 vagas) - NTE - Início: 20/03/2012
Turma 3/2012 Quintas Turno Manhã (20 vagas) - Faxinal do Soturno - Início: 22/03/2012
Turma 4/2012 Quintas Turno Tarde (20 vagas) - Faxinal do Soturno - Início: 22/03/2012
Turma 5/2012 Terças Turno Manhã (20 vagas) - Júlio de Castilhos - Início: 27/03/2012
Turma 6/2012 Terças Turno Tarde (20 vagas) - Júlio de Castilhos - Início: 27/03/2012
Previsão de um encontro presencial mensal (totalizando 8 encontros)
As data podem ser alteradas conforme necessidade das turmas.
Meses
|
NTE – 8ª CRE
|
Faxinal do Soturno
|
Júlio de Castilhos
|
Março
|
20
|
22
|
27
|
Abril
|
17
|
19
|
24
|
Maio
|
15
|
31
|
22
|
Junho
|
19
|
21
|
26
|
Julho
|
17
|
05
|
10
|
Agosto
|
14
|
16
|
21
|
Setembro
|
11
|
13
|
18
|
Outubro
|
02
|
04
|
09
|
As data podem ser alteradas conforme necessidade das turmas.
O curso visa a oferecer subsídios teóricos-metodológicos-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
# Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
# Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resulte efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
# Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resulte efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
# Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
# Conhecer diferentes mídias com as quais pode trabalhar com o uso da tecnologia digital, identificar novas linguagens trazidas por estas mídias e compreender o respectivo potencial para o ensino e a aprendizagem, situando-as no contexto da escola que atua.
Conteúdos:
Unidade 1: Tecnologia na sociedade e na escola;
Unidade 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia;
Unidade 3: Prática Pedagógica e Mídias Digitais;
Unidade 4: Currículo, Projetos e Tecnologias.
Oficinas:
1 – Mapas Conceituais e Mapas Mentais
2 – Conhecendo o Linux Educacional
3 – WebQuest
4 – Edição de Áudio – Audacity
5 – Edição de Vídeo – Movie Maker
6 – Arquivos HTML (criar Links para organizar material didático digital)
7 – Disponibilizar Arquivos de Vídeo e Áudio nas Nuvens (www.soundcloud.com e www.youtube.com )
8 – Computação nas Nuvens – Google Docs e Picasa
Obs.: os temas das oficinas podem ser alterados, de acordo com o interesse do grupo
Critérios de seleção:
1º) Ter Participado e concluído o curso Introdução à Educação Digital (40 h) ou outro curso sobre conhecimentos básicos em Informática e Internet
2º) Ser professor regente.
3º) Professores que atuam em setores. Neste caso, como existem atividades a serem realizadas com alunos, deverão ter disponibilidade de tempo para realizar as atividades em sala de aula em conjunto com um professor regente.
4º) No Polo de Júlio de Castilhos, as escolas do referido município, terão 3 vagas em cada turma.
Inscrições Encerradas.