segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tecnologia Educacional

 

Seduc investe em reestruturação dos NTEs

 

No contexto de trabalho da equipe diretiva da Secretaria da Educação (Seduc), que tem três eixos de gestão - políticas de formação permanente dos professores, recuperação físicas dos espaços escolares, incluindo a modernização tecnológica, a valorização e o diálogo permanente com os educadores – o Departamento de Logística e Suprimentos (DLS) realizou um diagnóstico in loco da situação dos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional da Educação (NTE), presentes em cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE).  De acordo com a diretora do DLS, Ana Claudia Figueroa, a partir do levantamento a Secretaria está prospectando uma reestruturaração dos núcleos, visando à modernização tecnológica da rede, já que, segundo ela, os NTES exigem um conceito mais autônomo de formação da Tecnologia da Informação (T.I).

Vinculados a Seduc, a função dos NTES é fomentar o uso da tecnologia e dos recursos tecnológicos, direcionando para atuação em sala de aula, além de proporcionar a formação tecnológica para os servidores. Até o momento os espaços estavam sendo usados para mediação e formação dos programas federais realizados pelo Ministério da Educação (MEC).  Em grande maioria os núcleos estão localizados fora das CRES, em escolas ou em espaços alugados, cada laboratório possui aproximadamente 30 máquinas aproximadamente.

A nova concepção estrutural dos NTES orienta que os núcleos sejam adaptados nos espaços das coordenadorias. Os laboratórios serão repadronizados, com máquinas novas, melhor qualificadas e com sistema “Dual Boot” que permite a operacionalização da máquina nos sistemas Linux e Windows. Segundo a diretora, a Seduc avalia a necessidade de cinco docentes com formação pedagógica e informática educativa para comporem a estrutura funcional dos núcleos. Além disso, uma rede de assessoramento e tutoria está sendo criada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a execução de um consórcio entre universidades públicas que vai auxiliar na manutenção e suporte dos NTES.

Outra ação que será implantada é a contratação de um “residente itinerante”, nome dado ao profissional que será responsável pela manutenção preventiva dos laboratórios, que será sediado na CRE, mas terá um cronograma de manutenção na região. “A expectativa é de reduzir em 60% o chamado direto para conserto com a manutenção preventiva. Uma logística eficiente neste caso se resolve com trabalho altamente qualificado e o uso mais inteligente dos serviços da Procergs, que gerencia e dá suporte em T.I os órgãos do Estado”, avalia a diretora.

Segundo Ana Claudia, as intervenções que serão realizadas na estrutura física e organizacional, visam o trabalho dentro do conceito de socialização de saberes integrado com a coordenação pedagógica da CRE. “A intenção é replicar as “Boas Práticas Digitais” para fomentar e acompanhar os usos de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) para que possam ser um instrumento de interlocução entre professores e alunos”, informou.  A diretora também ressaltou que os NTES continuaram a dar suporte gerencial para as iniciativas do MEC e nas formações realizadas pela iniciativa privada. Além disso, os núcleos serão os responsáveis pela formação continuada de servidores da administração escolar, trabalhando com software’s desenvolvidos para a gestão escolar.

A previsão para a implantação da nova estrutura é para o primeiro semestre de 2012, já que é preciso a inclusão das ações no orçamento da Seduc. “Este ano é de transição, de consolidação da nossa proposta e de iniciarmos a formação das Boas Práticas Digitais na estrutura existente”, finalizou a diretora. 
 
Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=6803