O NTE de Santa Maria realizou uma pesquisa com as escolas, da região de abrangência da 8ª CRE, que possuem Laboratórios de Informática, procurando identificar as Atividades Pedagógicas realizadas nos mesmos. Estamos divulgando os dados da pesquisa para que todos tenham conhecimento e, procurarmos em conjunto, alternativas sobre como incluir esses recursos no processo de ensino-aprendizagem. Os dados obtidos são também importantes para os nossos cursos de formação de professores, pois possibilitam a identificação de aspectos que necessitam serem aprofundados.
Quarenta e oito (48) escolas responderam o questionário (online). O Gráfico abaixo representa as atividades realizadas.
Gráfico 1 – respostas das questões: Os Professores desenvolvem atividades didáticas com seus alunos no laboratório de informática? Relacione as atividades realizadas |
Vamos analisar algumas atividades:
A atividade mais citada é Pesquisa na Internet – pesquisa na Internet pode ser um trabalho, orientado e acompanhado pelo professor, onde os alunos são instigados a buscar respostas sobre o tema em estudo. Cabe aqui alguns questionamentos sobre esta atividade: “O que foi realizado com as informações encontradas? Os alunos produziram algum trabalho (texto, gráficos, apresentações, desenhos ...), divulgaram para os colegas da turma, da escola e comunidade?”
Mas se a pesquisa realizada foi sem orientação do professor, fora do horário de aula, sem produzir nada, sem nenhum problema a ser resolvido os professores (e a escola) estão perdendo uma oportunidade de melhorar a aprendizagem dos alunos.
Jogos Educativos - também pode ser um bom recurso se for selecionado de acordo com os conteúdos curriculares que estão sendo trabalhados e com objetivos definidos. De outro modo Deixar jogar qualquer jogo, sem orientação e sem objetivo definido é perda de tempo.
Apresentações – os alunos realizam apresentações sobre conteúdos estudados/pesquisados ou apenas assistem as apresentações dos professores? Lembrar de adequar os recursos aos objetivos propostos. O potencial do cada recurso depende do seu planejamento do professor. Queremos um aluno ativo (selecionando, realizando as atividades, criando) ou queremos um aluno passivo, que apenas recebe as informações?
Produção Textual e Editoração de Texto - levar os alunos a produzir textos e não apenas digitar e formatar. Criar condições para a produção dos alunos, tanto com textos como desenhos, gráficos, áudios, vídeos ...
Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais – são recursos disponíveis na Internet (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html, http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp ) que podem ser acessados online ou baixados no computador. Observamos que começam a serem incluídos nas atividades curriculares. Selecionar os recursos adequados para cada conteúdo e estratégia metodológica utilizada. No Linux Educacional (sistema operacional dos computadores enviados pelo MEC) encontramos alguns recursos educacionais.
Vídeos – temos duas situações: utilização dos vídeos e produção. O trabalho com vídeos pode ser assistir documentários, filmes, sobre os temas estudados e com atividades a serem realizadas pelos alunos antes ou depois de assistir e/ou a produção de vídeos sobre os conteúdos estudados/pesquisados.
Analisando os dados verificamos que os professores estão começando a incluir alguns recursos tecnológicos nas suas práticas didáticas, o que consideramos uma primeira fase. Agora vamos aprimorar o trabalho, com estratégias metodológicas e atividades que envolvam mais o aluno, pois o que determina o potencial do recurso é o trabalho planejado e realizado pelo professor. O recurso em si não representa quase nada. O importante é o conhecimento do professor sobre sua disciplina e/ou área de atuação, sobre os recursos e a definição dos objetivos a serem alcançados. Vamos utilizar todas as mídias (textos, imagens, sons) em nossas aulas.
Uma segunda fase que devemos alcançar é a da produção, da autoria: por exemplo, atividades que envolvam mais os alunos, como o desenvolvimento de projetos incluindo Mídias e Tecnologias diversas com as quais o aluno poderá produzir textos, vídeos, apresentações, produções artísticas, participar de trabalhos colaborativos na Internet, sintetizar as informações, divulgar os trabalhos na Internet ou em jornais (da escola).
Vamos realizar os trabalhos, avaliar, discutir com os colegas, observando sempre se o recurso utilizado e a estratégia metodológica contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos, tornando o Laboratório de Informática um espaço de ensino e aprendizagem. Na escola os recursos tecnológicos devem potencializar o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos.
Na mesma pesquisa questionamos também se “a escola possui proposta pedagógica, definida no Projeto Pedagógico, para inserção dos recursos tecnológicos nas atividades de ensino-aprendizagem?”
23 escolas responderam que possuem proposta definida, 18 informaram que não possuem e 7 não responderam. Deste modo a maioria não possui proposta didática definida e este é um fator relevante para que os laboratórios de informática sejam explorados nas atividades escolares. Se a escola não possui proposta o trabalho fica na dependência de ações isoladas de cada professor e não como objetivo da escola.