A governadora Yeda Crusius assinou nesta segunda-feira (25) termo de adesão de registro de preços, entre o Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), visando à implantação de um sistema de monitoramento e controle de banda larga em 1.000 escolas públicas estaduais participantes do Programa Sala de Aula Digital. A medida possibilitará ao Estado, através da Secretaria de Educação, o controle dos acessos por parte de alunos e professores aos dados on line da à internet, de forma a garantir a restrição de sua utilização apenas aos sites educativos.
O secretário de Educação Ervino Deon lembrou que o Programa Sala de Aula Digital é uma forma de aprendizagem onde o professor dá a aula e cada aluno utiliza seu computador como suporte para o conteúdo ensinado. “O contato direto dos alunos e educadores com os computadores é que possibilita o aprendizado digital”, concluiu o secretário, lembrando que se trata de um importante instrumento de aprendizagem e engrandecimento cultural, possibilitando a inclusão digital dos alunos menos favorecidos socialmente.
Professor Digital.
O secretário de Educação Ervino Deon lembrou ainda que a ação vem complementar o Programa Professor Digital, que possibilita aos educadores e servidores da rede estadual de ensino uma linha de financiamento sem juros para compra, através do Banrisul, de notebooks. Professores ativos e inativos, além de servidores de escolas, podem adquirir os computadores portáteis mediante o pagamento de R$ 1.256,00, um custo de 35% menor que o de mercado, divididos em até 36 parcelas fixas e com juros subsidiados pelo Governo do Estado. Na última edição do programa, ocorrido de maio a agosto passado, foram financiados 46 mil aparelhos. As inscrições para esta nova edição encontram-se abertas e se estendem até o dia 23 de dezembro e podem ser feitas em qualquer agência do Banrisul, em todo o Estado.
Fonte: www.educacao.rs.gov.br