segunda-feira, 13 de junho de 2016

Apresentações TCC - Especialização em Coordenação Pedagógica - 2ª Edição

Texto: Prof.ª Vanessa Roth
No dia 09 de junho, realizamos as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica - 2ª edição. Dezesseis cursistas apresentaram seus trabalhos, no salão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’Ambrósio, nos turnos manhã e tarde. No turno da manhã, contamos com a presença da professora Simone Beatriz Rodrigues, Coordenadora Regional de Educação da 8ª CRE. Os trabalhos foram apresentados para uma banca avaliadora, formada pelos professores Alexandre José Rossi, Juliana Selau Lumertz e Wagner Ferraz e demais presentes. 


O Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica faz parte do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC), na modalidade de ensino a distância. Foi promovido pelo Departamento de Estudos Especializados - DEE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenado pela Prof.ª Maria Beatriz Gomes da Silva. O NTE da 8ª CRE foi polo do curso em Santa Maria, sendo assistente presencial do mesmo a professora Vanessa Roth. Agradecemos as escolas parceiras, que gentilmente cederam os espaços, para realização das atividades: Colégio Estadual Manoel Ribas, E.E.E.M. Cilon Rosa e E.E.E.F. Marieta D’Ambrósio.
Abaixo os participantes do curso e os respectivos trabalhos apresentados:


Posteriormente, os trabalhos estarão publicados no LUME - Repositório Digital - UFRGS - http://www.lume.ufrgs.br/

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Educação Indígena e NTE organizam oficinas de capacitação

 
As assessorias de Educação Indígena e do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), vinculadas ao Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), realizaram, no último mês, um encontro de planejamento para formação continuada de orientadores Guaranis e Kaingangs. A ideia é promover atividades de capacitação relacionadas aos saberes indígenas na escola para os professores atuantes na educação escolar indígena.
Com o interesse comum em produzir, ainda neste ano, seus próprios materiais didáticos, as duas etnias contarão com o apoio dos NTE no desenvolvimento de oficinas voltadas à edição de vídeos, textos, imagens e slides. A proposta consiste em incluir as oficinas em eventos organizados pela assessoria em Educação Indígena e pela UFRGS e que o trabalho ocorra em dois momentos: o primeiro previsto para este mês, em Santa Maria, aos Guaranis, e o segundo para julho, em Passo Fundo, aos Kaingangs.
A reunião envolveu o assessor de Educação Indígena da Seduc, Rodrigo Venzon, bem como os assessores dos NTE das regiões de Estrela, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Osório, Santo Ângelo, Cachoeira do Sul e Carazinho.