quinta-feira, 19 de novembro de 2015

BNCC – Base Nacional Curricular Comum

Movimento incentiva professores a atuarem na criação da Base Nacional

De:16/11/2015.

Como uma forma de incentivar a participação de professores de todo o Brasil na construção do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Movimento pela BNCC lançou uma campanha com conteúdos e informações destinados especialmente a educadores e demais interessados no debate. A ideia é incentivar o acesso ao texto preliminar da Base e receber comentários sobre a redação da mesma.

Até o dia 15 de dezembro, o documento estará disponível no site do Ministério da Educação (MEC) - http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Qualquer pessoa, escola ou instituição pode acessar o portal, que oferece um conteúdo especial de “preparação para a discussão”, com cinco itens: o que é a Base Nacional Comum, suas propostas curriculares no país, biblioteca (com os documentos que resultaram de discussões sobre o direito a educação), últimas notícias e um vídeo de apresentação.


Para adicionar a contribuição, é necessário que o interessado faça um cadastro simples, informando nome, CPF, e-mail, telefone e a sua ocupação (estudante, professor, responsável por Estudante da educação básica ou outro). Depois de cortar, acrescentar e comentar, basta enviar a proposta ao MEC.

Sobre o Movimento

O Movimento pela Base Nacional Comum Curricular é formado por um grupo de pessoas e organizações que se reúne desde 2013. Seu objetivo é acelerar o processo de construção da Base e facilitar esse caminho a partir da divulgação de pesquisas e do estabelecimento de contato com professores, gestores, líderes da sociedade civil e todos os interessados na elaboração de um currículo nacional para o ensino brasileiro.


Links das reportagens da série sobre a Base Nacional Comum Curricular




quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Oficina: Lousa Digital

Na tarde do dia 17 de novembro/2015 o Prof.º Renato Miranda, Prof.ª Bruna Carvalho e Prof.ª Vanessa Roth da Equipe NTE- Setor Pedagógico/8ªCRE, estiveram presentes na E.M.E.F. João Frederico Savegnago, no município de Silveira Martins-RS,  ministrando a oficina: Lousa Digital, para 26 professores.

A oficina abordou, entre outros aspectos, a estrutura e funcionamento do Computador Interativo com Lousa Digital integrada, recebido por meio do Ministério da Educação/MEC. Trata-se um recurso tecnológico de amplas possibilidades de utilização pedagógica, pois conta com um computador, data show para projeções e a Lousa Digital agregados em um só equipamento.

Além das questões mais técnicas de funcionamento, na oficina foram também abordadas de modo prático possibilidades de utilização da Lousa Digital, nas mais diversas áreas de conhecimento, bem como, os professores presentes tiveram a oportunidade de conhecer, experimentar e sanar algumas dúvidas em relação a essa tecnologia educacional.






segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Encontro Presencial Sala Avaliação Escolar

Texto: Prof.ª Vanessa Roth
Na manhã de hoje, 16 de novembro, aconteceu mais um encontro presencial do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, o da Sala Avaliação Escolar. A sala é coordenada pelos professores Gustavo Bandeira e Silvia Andrade, tendo como professora Luciane Torezan Viegas. O conteúdo desenvolvido passará pelos aspectos históricos e políticos da avaliação da aprendizagem; Finalidades, procedimentos e instrumentos de avaliação da aprendizagem; Conceituação e finalidades da avaliação em larga escala ou de sistema SAEB, Prova Brasil e IDEB Matrizes; Conceituação, princípios e procedimentos de avaliação institucional e Organização do projeto de avaliação da escola. O período da sala ambiente é de 16/11 a 12/12 e a recuperação acontecerá nos dias 14 e 15/12.





sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Formação sobre as Temáticas Diversidade/Transversalidade

Texto: Prof.ª Vanessa Roth
Ontem (05/11) aconteceu uma Formação sobre as Temáticas da Diversidade/Transversalidade, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. O evento foi promovido pela SEDUC e realizado pelo GT da Diversidade /Transversalidade da 8ª CRE, formado pelos professores Ceres Teixeira de Paula, Luiz Carlos Tonetto, Maria de Fátima Vieira Marques e pela acadêmica do Curso de Letras Francielle Fagundes. A programação contou com a apresentação do esquete teatral “Olhos Coloridos”, realizada por alunos da Esc. Est. de Educ. Básica Irmão José Otão e coordenada pelos professores Adriane Carvalho e João Heitor Silva Macedo. Após constitui-se uma mesa redonda com convidados de Instituições de Santa Maria, representados pela professora Anna Christine Ferreira Kist (Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac), pelo acadêmico Jorge Luis Marinho (Curso de Direito), professora Haydée Maria da Silveira França de Vargas (Escolas Estaduais Indígenas) e professora Sandra Isabel da Silva Fontoura (Colégio Estadual Profª Edna May Cardoso) com os alunos Jonathan, Felipe e Gabriele do PIBID. A conversa pautou-se nos temas Educação em Direitos Humanos, Juventude, Meio Ambiente, Cultura Afro-Brasileira e Africana, Gênero e Sexualidade e Educação Indígena. No turno da tarde a professora Ceres Teixeira de Paula conduziu uma reflexão em torno dos 12 anos de implementação da Lei 10.639/03 sob a ótica da educação: seus avanços e sua estagnação. O professor Luiz Carlos Tonetto da Silva (Setor Pedagógico 8ª CRE) abordou questões da Educação Ambiental (Linha de Tempo – Educação Ambiental Crítica – Escolas Sustentáveis). Finalizando os trabalhos do dia, a acadêmica Francielle Fagundes (estagiária 8ª CRE) realizou uma explanação sobre gênero e sexualidade “O meu olhar de estudante e as perguntas que não foram feitas”. Além dos debates, materiais apresentados, sugestões de leituras, os presentes foram contemplados com o livro “Do quilombo à serra – Migração, Identidade e Alteridade no RS”, de Cristiano Sobroza Monteiro, lançamento/2015 do “Projeto Institucional Lei do Livro” da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria.