segunda-feira, 27 de julho de 2015

Participação na semana de formação - EEEF Santa Marta

Estiveram presentes na EEEF Santa Marta em Santa Maria/RS, a professora Bruna Carvalho e o professor Renato Miranda do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE/8ªCRE, para realização de um encontro de formação com os professores da escola no dia 23 de julho/2015, pelo turno da manhã. 

Foram abordadas discussões sobre a utilização de recursos digitais como: Voki (http://www.voki.com); Mandala dos Saberes (http://artedeeducar.org.br/sistema-de-construcao-das-mandalas-dos-saberes/); Nuvem de palavras (http://www.wordle.net/) e suas possibilidades metodológicas nas práticas pedagógicas. Os professores presentes participaram ativamente das discussões e de trocas de experiências envolvendo as TIC no fazer docente.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Encontro formativo - Júlio de Castilhos/RS

No dia 22 de julho/2015 as assessoras da 8ªCRE, professoras Adriana Vasconcelos, Fabiola Silveira, Irene  Hansen e Sandra Veppo (Setor Recursos humanos), bem como; as professoras Bruna Carvalho, Daniela Catelan, Juliane Mello e Vanise  Poleto (Setor pedagógico) estiveram presentes na EEEM Dr. Júlio Prates de Castilhos, para um encontro de formação com professores da cidade. 


O encontro foi realizado nos turnos manhã e tarde e contou com cerca de cem participantes, sendo abordadas temáticas como: Aposentadoria; Tipos de Licença e demais questões de recursos humanos; além de discussões envolvendo Educação na contemporaneidade; Pedagogia de projetos; Comunicação não-violenta e Tecnologias na educação.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Formação Lousa Interativa Portátil na Escola Cilon Rosa

No dia 21 de julho, os professores Renato, Vanessa e Bruna, participaram da formação pedagógica da E.E.E.M. Cilon Rosa. O trabalho realizado foi uma capacitação para utilização da Lousa Interativa Portátil, que abordou: apresentação e procedimento de instalação, ferramentas do MINT Interactive e interação com a Área de Trabalho. A professora Patrícia Ferreira Fernandes, de Biologia, testou e tirou dúvidas manuseando a Lousa. Participaram da formação quarenta e três professores da escola.




terça-feira, 21 de julho de 2015

Formação Netbook Escola Augusto Ruschi


Ontem, 20 de julho, a equipe do NTE, professores Renato, Vanessa e Bruna, participaram da formação pedagógica da E.E.E.B. Augusto Ruschi. A direção da escola solicitou uma formação para utilização dos Netbooks, que já haviam sido formatados em outro momento. Com o objetivo de informar e capacitar os professores, quanto à utilização do Netbook Multilaser MLX4 EDUC, alguns assuntos foram abordados: informações sobre os modelos recebidos e respectivas escolas, esclarecimento e justificativa sobre a utilização do Xubuntu, apresentação do sistema operacional e possibilidades de utilização dos Netbooks. Participaram da formação sessenta e cinco professores.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Assistência Técnica na Escola Érico Veríssimo

Texto: Profª Vanessa Roth
Nos dias 14 e 15 de julho o técnico Gelson Cattelan (Setor de Informática 8ª CRE) realizou a formatação de 16 computadores, do laboratório de informática da Escola Básica Estadual Érico Veríssimo. O trabalho busca resolver problemas reincidentes nos laboratórios, através da instalação de uma imagem customizada, que apresenta um layout semelhante ao Windows, mas se trata da distribuição Xubuntu, que é um GNU/LINUX. O desenvolvimento da imagem foi uma iniciativa dos professores Phillip Ilha e Renato Miranda (NTE Santa Maria). Posteriormente, o trabalho será desenvolvido em outras escolas.

Foto: Gelson Cattelan

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Encontro Presencial Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica

Texto e Fotos: Profª Vanessa Roth
Hoje, 13 de julho, aconteceu mais um encontro presencial do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.  O encontro foi da Sala Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar (CCCE), que é coordenada pelo professor Luís Armando Gandin e acontecerá no período de 13/07 a 08/08 (teve uma alteração).  A professora da sala é Graziela Souza dos Santos, que estará trabalhando com os cursistas durante o período da sala, subsidiando reflexões e discussões em torno desse tema tão fundamental.

“O currículo é o coração da atividade de um Coordenador Pedagógico. Pensar suas múltiplas origens, as lutas em torno do que conta como conhecimento “oficial”, as hierarquias entre os múltiplos conhecimentos que compõe este currículo, são atividades centrais para um Coordenador Pedagógico, que coordena, nas escolas, o processo de construção da organização curricular. Levar em conta a cultura, as interações e construções das comunidades com o contexto em que estão inseridos é fundamental para que o currículo seja vivo e não apenas uma reprodução de conteúdos sem vínculo com os sujeitos, que são os que constroem o conhecimento na escola”.
Fonte: http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufrgs/course/view.php?id=30


quinta-feira, 2 de julho de 2015

Atenção, inscrições prorrogadas!!!


As inscrições para as oficinas/cursos gratuitos para professores do estado, região pertencente a 8ª CRE e disponibilizados pela mesma foram prorrogadas até o dia 15/07/2015. Diversas oficinas/cursos estão sendo oferecidos, com carga horária que varia de 4 a 20 horas a serem realizados no Laboratório do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, localizado na 8ª CRE em Santa Maria/RS.

Para fazer a inscrição basta acessar o link a seguir e preencher o formulário com os dados solicitados, a escolha também pode ser feita por mais de uma oficina/curso! 


*Atenção: A liberação do(a) professor(a) para a participação nas oficinas/cursos, dependerá de negociação direta entre o docente e a direção da escola em que atua, já que não haverá convocação para essas atividades.
*Neste primeiro momento a oferta de oficinas/cursos é somente para professores do estado (escolas da 8ªCRE), em outra momento poderá ser aberta aos funcionários das respectivas escolas.