quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dez tendências da tecnologia na educação

As tendências do uso da tecnologia na educação são temáticas amplamente discutidas e em diversos âmbitos apresentam seus benefícios de inserção na prática docente, bem como os desafios inerentes a esse processo de mudança nos modos e meios do ensinar e aprender.
Abaixo você encontrará o link de uma matéria (publicação - 06 de dezembro/2014) disponível por completo no site G1; em que tal temática é abordada com ênfase nas dez principais tendências que envolvem a tecnologia na educação.


Fonte:http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/12/dez-tendencias-da-tecnologia-na-educacao.html

1.Agregar valor ao trabalho do professor em vez de substituí-lo;
2. Melhorar processos, sem precisar mudá-los radicalmente;
3. Tablets estão ganhando o espaço de laptops e desktops;
4. Pensar na internet além dos sites de buscas e das redes sociais;
5. Fazer conexões com o mundo real;
6. Estimular criação, cooperação e interação;
7. Pensar em novas formas de avaliar os alunos;
8. Usar games em favor do aprendizado;
9.Customização e personalização;
10. Planejamento é chave.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Lightbot: ferramenta de ensino

(fonte:http://info.abril.com.br/noticias/blogs/download-da-hora/iphone/lightbot-diverte-e-estimula-o-pensamento-logico-com-jogo-estilo-quebra-cabeca/), publicado em: 19/01/2015. 

Lightbot diverte e estimula o pensamento lógico com desafio estilo quebra-cabeça 

lightbotabre
O pensamento lógico pode ser treinado e aprimorado de forma divertida, como prova o game Lightbot, disponível para Android, iOS, Windows, Mac e navegadores web (em inglês). No jogo, você controla um robozinho azulado, cujo objetivo é navegar por plataformas labirínticas, seguindo intruções pré-determinadas pelo jogador.
http://lightbot.com/assets/LightbotBigMovie.webm (vídeo demonstrativo).
A finalidade do personagem é acender algumas das plataformas, e para isso o jogador precisa ordenar comandos disponibilizados pelo game, como andar para frente, virar para o lado e saltar. Assim, criam-se rotinas de ações, como as de um programa de computador, que devem ser suficientes para acender os blocos indicados e completar as missões.Lightbot é um puzzle clássico, com visual simples, mas também se assemelha a outras ferramentas de ensino de lógica, como o Scratch. É divertido acompanhar o pequeno robô seguindo suas rotinas passo a passo, deslizando pelas plataformas ou saltando obstáculos.
No começo, as sequências de ordens necessárias são bastante simples. Mas conforme o jogo avança, novas instruções são incorporadas, os labirintos se complicam, e o jogador se encontra em verdadeiras ciladas de lógica, que exigem muito pensamento analítico.
Todos esses elementos fazem de Lightbot um ótimo jogo para estimular o pensamento lógico desde cedo. O game tem versões para crianças de 4 a 8 anos e de 9 em diante – mas certamente vai agradar a muitos adultos também.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Tecnologia na Educação

Repositório de recursos multimídia, em plataforma colaborativa!

Videoaulas do MIT com legendas em português desvendam a Ciência por trás do cotidiano

 | blogdicas
Reprodução de página do projeto BLOSSOMSs


Não é de hoje que os recursos audiovisuais são importantes aliados dos professores em sala de aula. Mas, atualmente, com o dinamismo dos recursos multimídia que marcam a era da internet, exibir vídeos muito longos para os alunos – por mais interessante que seja o assunto – pode ser um convite à dispersão. Imagine ainda se o tema das produções forem assuntos tradicionalmente considerados “difíceis”, como conteúdos ligados à Matemática, Física, Química e Biologia?
Foi pensando em despertar o interesse da turma para as aplicações práticas dos conhecimentos destas disciplinas na vida cotidiana que o renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT – sigla em inglês), nos Estados Unidos, criou o projeto BLOSSOMSs (Blended Learning Open Source Science or Math Studies – algo como Fonte Aberta Mista de Aprendizagem para o Estudo de Matemática e Ciências, em tradução livre).
Com um acervo de mais de 40 vídeos com legendas em português e duração de cerca de 30 minutos, a plataforma reúne aulas que relacionam conhecimentos abstratos do Universo à aplicações práticas destes conceitos no dia a dia, como o que a que explica a Ciência por trás das bolhas de sabão. É possível ver toda a programação no próprio site. Além disso, desde novembro de 2014, ela também é exibida pelo canal Futura e na conta do Youtube da emissora.  Cada programa é acompanhado por um guia para os professores (ainda sem tradução para o português), com instruções sobre sua exibição e a indicação de materiais, experimentos e discussões a serem conduzidas em sala.
De acordo com as instruções do site, as aulas são estruturadas de modo que os alunos assistam a trechos de, no máximo, cinco minutos de duração, sucedidos por momentos em que o apresentador do vídeo, em geral um pesquisador do MIT ou de uma instituição parceira, convida o professor a fazer intervenções em sala ou a realizar alguma atividade. Desta forma, a alternância entre diferentes modalidades de interação garante o dinamismo da aula e permite a verificação da aplicação prática dos princípios científicos apresentados.
Quer participar?
Nascido de uma parceria entre pesquisadores da universidade americana e educadores de outras instituições, o site funciona como uma plataforma colaborativa. As contribuições, no entanto, devem ser apresentadas previamente aos administradores do projeto. Eles dão algumas dicas sobre como estruturar uma videoaula nos padrões da plataforma.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2014/12/16/1356/ 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Nada será como antes

ENTREVISTA // António Nóvoa
Publicação original: Revista Pátio

“Há cerca de 150 anos, em meados do século XIX, inventou-se a escola tal como a conhecemos. Foi uma enorme transformação. Depois disso, houve muitas tentativas de mudança e de inovação, mas os seus traços fundamentais não se alteraram”, afirma o educador português António Nóvoa. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e em História pela Universidade de Paris IV/Sorbonne, ele foi reitor da Universidade de Lisboa entre os anos de 2006 e 2013, além de ter lecionado em universidades de diversos países. Ao longo de sua carreira, António Nóvoa tem-se dedicado a estudos de história da educação e de educação comparada. Um dos focos de suas reflexões atuais encontra-se no futuro da educação e da sala de aula, tema desta entrevista, realizada por e-mail. “A nossa geração será contemporânea de uma nova transformação radical na forma como as sociedades educam os seus filhos. Devemos abraçar esse futuro com a certeza de que a escola, sobretudo a escola pública, é uma instituição central para construir um século XXI em paz com a Terra e em paz com os outros”, afirma.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

“Nós da Educação” entrevista com José Manuel Moran

Texto: Prof.ª Bruna Carvalho

Em entrevista concedida a TV Paulo Freire, o Professor José Manuel Moran, nascido na Espanha, porém naturalizado no Brasil e Doutor em Comunicação pela USP, apresenta em 3 vídeos disponibilizados no You Tube; algumas concepções e orientações em relação a discussão sobre o uso das Mídias na educação.


O link de cada vídeo e uma prévia dos enfoques abordados sobre a referida temática estão disponibilizados para acesso abaixo:

  • Conceituação de mídias;
  • Compreensão do que são as diferentes mídias e utilização de acordo com o necessário;
  • Interação e finalidades no uso das mídias para compreensão de uma realidade complexa.


  • Internet como ferramenta na educação sendo esta mídia e ferramenta de pesquisa;
  • Recurso facilitador de maior comunicação entre elementos da comunidade escolar;
  • Possibilidade de construções diversas nos processos de ensino e aprendizagem pelos modos síncronos ou assíncronos;
  • Produção e divulgação autoral, bem como acesso a trocas e construções colaborativas;
  • Novas situações e meios de aprendizagem;
  • Acessos livres, possibilidades de códigos abertos;
  • Utilização da internet em diferentes níveis de ensino;
  • Necessidade de discernimento frente às informações que podem ser acessadas. 


3ª Parte: https://www.youtube.com/watch?v=Ud_0E42Cl9E
  • Necessidade de preparo para transformar informação em conhecimento;
  • Importância de formação continuada para professores no trabalho com diferentes mídias;
  • Ampliação das diversas formas de conhecimento com mediação do professor no uso de mídias pelos alunos, enriquecendo suas construções, cada um com seu caminho, a seu modo;
  • Saber lidar com o espírito imediatista do aluno;
  • Sensatez na utilização das mídias na escola.