quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Treinamento para instalação e utilização da Lousa Digital

Texto e fotos: Profª Vanessa Roth
Ontem, 22 de outubro, o professor Renato Miranda realizou o Treinamento para instalação e utilização da Lousa Digital com mais duas turmas. Participaram da formação 11 representantes das escolas Celina de Moraes, Cícero Barreto, Cilon Rosa, Dom Antônio Reis,  Naura Teixeira Pinheiro (Santa Maria), Adelina Zanchi (Faxinal do Soturno), Laerte Jobim (São Francisco de Assis) e Tiradentes (Nova palma).









segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Treinamento Lousa Digital em Júlio de Castilhos

Texto: Profª. Vanessa Roth
Na sexta-feira, dia 18 de outubro, o professor Renato Miranda esteve em Júlio de Castilhos para realizar o Treinamento da Lousa Digital. A formação aconteceu no turno da manhã, na Esc. Sen. Alberto Pasqualine, com a participação de 14 representantes das escolas: Américo Reginato, Alberto Pasqualine, Dolores Paulino, Ibis Castilhos, Júlio Prates de Castilhos, Miguel Wairich Filho, Theodoro Ribas Salles e Vicente Dutra.


 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Curso TIC em São Sepé - 6º encontro

Texto e fotos: Profª Vanessa Roth
No dia 17 de outubro aconteceu o sexto encontro do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100h, em São Sepé. Tivemos a participação de 11 professores pela manhã e 09 professores à tarde. Os professores Phillip Ilha e Vanessa Roth deram continuidade ao trabalho com vídeo, revisando e conferindo os trabalhos realizados, também mostraram como baixar vídeos do youtube. No momento final, o professor Phillip Ilha fez uma explanação sobre Projetos, principais teóricos e suas abordagens, para que os participantes tivessem embasamento para realização da atividade final do curso, que é a elaboração de um projeto com os alunos.




segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Formações em São Sepé

Texto e fotos: Profª Vanessa Roth
Na quinta-feira, 10 de outubro, a equipe do NTE esteve em São Sepé realizando formações. Os professores Phillip Ilha e Vanessa Roth trabalharam na Escola Mário Deluy com os professores participantes do Curso TIC, em seu 5º encontro. Já o professor Renato Miranda realizou o treinamento da Lousa Digital com as escolas São Sepé (que sediou o encontro), Mário Deluy e Tiarajú.


 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Formação de Gestores

No Brasil a maior parte dos gestores escolares são professores que atuam como gestores, aprendendo na prática os conhecimentos específicos ou passando por cursos de capacitação em serviço no período da gestão.
As Políticas Públicas têm incentivado a formação em gestão escolar, principalmente na modalidade à distância, sendo que as Instituições de Ensino Superior têm ofertado cursos de Especialização (Lato sensu) em Gestão Educacional.
Breve Histórico
Na década de 1970 o Ministério da Educação propunha que todos os diretores tivessem a habilitação em administração escolar, obtida no curso de Pedagogia que ofertava as habilitações de Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar (LÜCK, 2000)
Nos anos de 1980, com o início de eleições de diretores, foi perdendo força e a formação deixou de ser oferecida, passando a ser realizada através de cursos de Pós-Graduação.
Programas de Formação, como Escola de Gestores da Educação Básica Pública, que faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e Progestão Online, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), estão sendo oferecidos para os gestores de escolas públicas brasileiras.
No RS a UFRGS desenvolve o programa Escola de Gestores, a SEDUC o Progestão Online. A principal possibilidade de formação para os gestores é através de curso de Pós-Graduação Especialização (Lato sensu) em Gestão Escolar.
Na versão semipresencial com material impresso e atendimento em polos regionais, em praticamente todos os Estados brasileiros o Progestão existe desde 2001. Na 8ª CRE, em 2007/2008 30 escolas participaram.
Passagem do Progestão Material Impresso para o Progestão Online

O curso Progestão Online nasceu em 2010 como um desdobramento do Progestão. Considerando a crescente demanda do Programa, o CONSED firmou parceria com o Instituto Razão Social para o desenho e desenvolvimento do Progestão Online, a distância, utilizando um Ambiente Virtual de Aprendizagem.
No curso piloto 7 estados e o DF participaram, cada estado com uma turma, apenas no RS tivemos duas: Porto Alegre e Ijuí.
Estados participantes do Progestão Online Piloto

Turma Piloto - SEDUC - Porto Alegre - 2010

Em 2012, 17 estados estão participando: Amazonas, Paraíba, Minas Gerais, Tocantins, Pernambuco, Santa Catarina, Goiás, São Paulo, Sergipe, Piauí, Bahia, Acre, Paraná, Mato Grosso, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul.
No RS tivemos 8 turmas (as quais concluíram o curso em setembro de 2013 participando do Seminário Estadual de Gestão Escolar) totalizando 246 cursistas, com Polos nas seguintes cidades:
Porto Alegre (2 turmas)
Caxias do Sul
São Leopolodo
Passo Fundo
Santa Maria
Ijuí
Pelotas.
O avanço da EaD está diretamente relacionado com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC. Hoje temos novas maneiras e recursos para ensinar e aprender.

Na EaD é necessário uma relação compartilhada entre professores, tutores, equipes de suporte e estudantes. O sucesso de todos depende do esforço, do comprometimento, da responsabilidade e da organização de cada um. Isso, por sua vez, acentua o fato de que EaD precisa ser colaborativa.

Estudo com Material Didático Impresso - 2007/2008
Do estudo com Material Impresso passamos para o Estudo com Material Didático Digital Multimídia, utilizando Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem para Internet.

Turma Piloto - Porto Alegre 2010

Turma Polo Santa Maria - 2012/2013
Gestores estão estudando com os recursos das TIC. E nas escolas como está a inclusão dos recursos tecnológicos nas Práticas Didáticas dos Professores? As Tecnologias estão sendo utilizadas para melhorar a Aprendizagem dos Alunos e a Formação dos Professores?

Fatores Positivos do Progestão Online:

- Perceber a necessidade de conhecimentos sobre gestão escolar para melhorar a gestão da escola.
- Vivência de situações de aprendizagem mediadas por tecnologias. Formação com recursos das TIC podem contribuir para que os gestores percebam as potencialidades dos recursos tecnológicos para melhorar a aprendizagem dos alunos e a formação dos professores das suas escolas.
- Convívio com colegas de diversas regiões do estado e troca de experiências.
- Conseguir estudar e refletir sobre a gestão da escola em todas as Dimensões buscando soluções para os problemas encontrados.
- Participar de curso na Modalidade a Distância incorporando termos e atividades da EaD: Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), Fóruns de Discussão, Produções Colaborativas (Ambiente Wiki), Chat, Envio de Tarefas, Reflexões no Blog, Material Didático Digital, Mensagens

Parabéns para todos os Gestores do Rio Grande do Sul que concluíram o Curso! Um Abraço Especial para os alunos do Polo de Santa Maria! 
Espero que pelo menos alguns dos conteúdos estudados sejam úteis para melhorar a escola onde vocês atuam como gestores e professores.

CRE
Município
Escola
Participantes
Santa Maria
E.E.E.F. Professora Celina de Moraes
Niura Elizabeth Gonçalves de Menezes
Noeli Homrich
Santa Maria
E.E.E.M. Dom Antônio Reis

Noeli Rodrigues Kaizer Santos
Santa Maria
C.E. Professora Edna May Cardoso
Glandia Maria Possebon
Santa Maria
I.E.E. Olavo Bilac
Luiz Fernando Coffy
Ivorá
E.E.E. Básica Padre Marcelino Copetti - Ivorá
Iracema Simonetti Zorzi
Neide Margarete de Almeida
10ª
Uruguiana
E.E.E.F. Iris Valls
Ana Lourdes Salles Gonçalves
Patricia Vega Minuzzi Bidinoto
Sandra Mara Dorneles Pinheiro
10ª
Alegrete
E.E.E.F. Arthur Hormain
Maria Helena Alves Pereira da
Costa
Maristela Sonego Goulart
19ª
Santana do Livramento
E. E. E. Fundamental Moysés Vianna
Carla Terezinha Pinto Civeira Albeche
19ª
Santana do Livramento
E.E.E.M. General José Antônio Flores da Cunha
Noelci Prestes Cunha

19ª
Santana do Livramento
E. E. E. Médio Nossa Sra. do Livramento
Mari Rosangela Zart
Vera Regina Madeira Rodrigues
19ª
Santana do Livramento
C. E. Alceu Wamosy

Elza da Silva Montoli
Idelmira Diogo Calvo
24ª
Cachoeira do Sul
E.E.E. Fundamental Zilah da Gama Mór
Eleni Terezinha Lemes Allram
Lenise Furlan
Marilene Schmidt Pereira
24ª
Arroio do Tigre

E. E. E. Fundamental São João Batista de La Salle

Eliete Rosane Feix Antunes
Gelson Luís Mergen
Nelsi Bartz
35ª
São Borja
E.E.E.B. Arneldo Matter
Andreia Pedroso Vercelhesi
35ª
São Borja
Instituto Estadual Padre Francisco Garcia
Maria Olinda de Mattos Poerschke





Gestores do Polo de Santa Maria que concluíram curso Progestão Online

Obs.: Com este trabalho e a participação no Seminário Estadual de Gestão Escolar encerro meu trabalho como professora da Rede Pública Estadual. Foram 32 anos de muito trabalho e boas lembranças.

Participação no Seminário Estadual Gestão Escolar - 27 Set 2013
 Mara Denize Mazzardo