segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Seminário Estadual de Gestão Escolar

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2013 aconteceu, em Porto Alegre, o Seminário Estadual de Gestão Escolar: "O trabalho do gestor escolar na perspectiva da Gestão Democrática e o Progestão Online”. Os participantes foram equipes gestoras que realizaram o curso Progestão Online 2012/2013 e gestores que participaram do concurso Prêmio Gestão Escolar 2013.
Participaram do Seminário Mara Denize Mazzardo, tutora da turma do Polo de Santa Maria e Phillip Vilanova Ilha, professor do NTE. A Coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva, também esteve presente.
No Dia 26/09/2013, após a abertura do evento, a professora Isabel Letícia Pedroso de Medeiros proferiu palestra sobre Políticas Públicas Educacionais e a Gestão Escolar na perspectiva da Gestão Democrática. No período da tarde foram apresentados, pelas escolas participantes do Progestão, trabalhos realizados durante o curso.

Em torno de 300 gestores participaram do Seminário

Celita da Silva, Coordenadora da 8ª CRE e Phillip do NTE Santa Maria participando do evento

A aluna Elza da Silva Montoli, da 19ª CRE de Santana do Livramento, apresentou, representando o Polo de Santa Maria, o trabalho Avaliação e Práticas Didáticas. 

Professora Elza apresentando o trabalho

No dia 27/09/2013, no período da manhã, os participantes optaram pela Sala Temática de seu interesse:
Sala 1 – “A Gestão Escolar no contexto do espaço público: perspectivas e desafios
Vera Amaro – Diretora Pedagógica
Mediadoras: tutoras Mari Ângela e Beatriz;
Sala 2 – “A construção e vivência da Gestão Democrática na Gestão Escolar” Fernanda dos Santos Paulo – Assessora Pedagógica Gab/DP
Mediadoras: tutoras Sônia Mara e Adriane
Sala 3 – “A Gestão da Aprendizagem na perspectiva do Ensino Fundamental: enfoque sobre reestruturação curricular, PNAIC e uso de tecnologias”
Mirna Locatelli da Silva – Coordenação de Gestão da Aprendizagem/DP e Maristela Brizzi – tutora do Polo Ijuí
Mediadora: tutora Janine
Sala 4 – “A Gestão da Aprendizagem na perspectiva do Ensino Médio: enfoque sobre reestruturação curricular e uso de tecnologias”
Representante da Coordenação de Gestão do Ensino Médio e da Educação Profissional e Mara Denize Mazzardo – tutora do Polo Santa Maria
Mediadora: tutora Sônia Ferronatto

Professora Mara falando sobre as Tecnologias no Ensino Médio Politécnico

No final da manhã do dia 27/09/2003 foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Escolar 2013, promovido pelo CONSED. O gestor Danclar, da E.E.E.B. Augusto Ruschi de Santa Maria foi o vencedor no Rio Grande do Sul.

Daniela (SEDUC), Danclar (Gestor vencedor) e Celita (Coordenadora 8ª CRE)

No período da tarde continuou a apresentação de trabalhos e no encerramento a professora Mara Denize Mazzardo, falou, representando as Tutoras do Progestão, sobre o curso e os desafios vivenciados pelos alunos gestores, na Modalidade EaD, mediado por um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem em Rede.

Professora Mara no encerramento do evento
Alunos do Progestão, polo de Santa Maria, participando do Seminário

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Projeto Rádio Escola promove oficinas de capacitação para educadores

O Projeto Rádio Escola realizou nesta segunda-feira (23), durante todo o dia, uma oficina de edição de áudio com o software Audacity. A capacitação ocorreu no laboratório do Núcleo de Tecnologia Educacional da 8ª Coordenadoria de Educação (NTE/8ª CRE) e contou com a presença de professores das novas escolas que passaram a integrar o Projeto no segundo semestre de 2013. A atividade foi ministrada pelos professores Renato Miranda, Vanessa Roth e Phillip Ilha, do (NTE) que apresentaram a composição e as características do programa, funções básicas, como menus, ferramentas de edição e tipos de faixas de áudio.  Continue lendo...

Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=12509

























sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Curso TIC - Santa Maria

No dia 10 de setembro, ocorreu o 6º encontro do curso Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, com as turmas de Santa Maria. Os cursistas tiveram continuidade da oficina de vídeo, trabalharam com a construção colaborativa de mapa mental, aprenderam a baixar vídeos e como publicá-los no youtube. Contamos com a presença de todos no próximo encontro, que será dia 08 de outubro, no laboratório do NTE.

 















segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Tablets - recuperação e 2ª rodada

Semana passada, nos dias 2, 3, 5 e 6 de setembro, realizamos a fase de recuperação e 2ª rodada da Formação Tablet Educacional. Nessa fase, os professores optaram pela data de formação, realizando a inscrição online. A formação aconteceu no laboratório do NTE e, contou com a presença de 74 professores. Contabilizando com as formações anteriores, chegamos ao total de 892 professores divididos em 74 turmas, que realizaram a formação e receberam o Tablet Positivo Ypy. 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Projeto Piloto do Curso Para Desenvolvimento de Games






























































O Ministério da Educação - MEC por meio da Secretaria de Educação Básica - SEB em parceria com a Universidade Federal de Goiás - UFG - LabTime está ofertando o curso Piloto para Desenvolvimento de Games.


O curso será realizado na modalidade a distância e as vagas são destinadas SOMENTE a alunos do ensino médio de escolas públicas do Brasil.

Mais informações disponíveis em: http://www.labtime.ufg.br/labtime/cgames/index

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Formação Tablet Educacional em Cacequi

No dia 30 de agosto realizamos a Formação Tablet Educacional em Cacequi, com os professores das escolas Antônio Lemos de Araújo e Nossa Senhora das Vitórias. Os professores do NTE, Renato Miranda e Vanessa Roth, percorreram 238 km para trabalhar com as turmas 65 e 66, 27 professores participaram da formação.